.Por Roberto Ravagnani.

Muitos estudos mostram que os programas de voluntariado bem geridos nas empresas, não para as empresas, aumentam a produtividade, o envolvimento dos funcionários e melhoram a retenção do colaborador.

(foto thirdman – pxl)

Por exemplo, um estudo realizado por Jessica Rodell (EUA) mostrou que quanto mais pessoas se voluntariavam, mesmo que fora dos programas de voluntariado corporativo, tinham um desempenho superior em suas tarefas de trabalho. Também mostrou que os voluntários tendiam a ser melhores cidadãos, ajudavam os colegas de trabalho, expressavam suas ideias de forma menos autoritária e sabiam ouvir melhor.

Outro estudo, realizado por David Jones da Universidade de Vermont e colegas, mostrou que os candidatos a oportunidades de trabalho em potencial achavam as empresas com programas de voluntariado especialmente atraentes, por três razões, entre outras:

Orgulho de pertencer: orgulho antecipado dos candidatos em caso selecionados, virem a pertencer a uma empresa com uma visão diferenciada aos problemas da sociedade,

Sinergia de valores: a percepção de como seus valores se encaixam com os da empresa e,

Boas práticas de gestão de pessoas: suas expectativas sobre como a empresa trata seus funcionários visto ter um programa de incentivo ao trabalho voluntário.

A pesquisa também estabeleceu firmemente os benefícios do voluntariado para o bem-estar e o senso de propósito das pessoas, sem mencionar sua saúde física e mental.

Percebam quantos os benefícios para as pessoas e para as empresas. Buscamos malefícios, mas não encontramos pesquisas que suportassem tais indagações, isto posto é uma das poucas atividades que temos que destacar que só trazem benefícios a um amplo público.

Importante salientar, que não existe leis que apoiam ou incentivam as empresas a criarem departamentos de responsabilidade social e muito menos amparar ações de voluntariado, salvo o mercado e seus consumidores, que não obrigam, mas mostram um caminho claro, que preferem as empresas preocupadas em fazer parte da solução dos problemas, mesmo que ela não tenha participado diretamente de sua criação. Aproveito mais uma vez para agradecer e parabenizar cada voluntário por sua dedicação. Dia 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado.