O grupo bauruense “Protótipo Tópico” apresenta o espetáculo “Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está” no Centro Cultural Casarão, em Campinas, no dia 14 de agosto. A apresentação é gratuita e também conta com uma oficina gratuita, paralela à apresentação, que tem o objetivo de dividir experiências e proporcionar uma vivência sensorial, sob o viés artístico, nos diferentes aspectos sociais da violência.

(Foto: Denis Augusto)

Através de elementos documentais, o grupo reconta um crime que aterrorizou Bauru, no interior de São Paulo, há cinco décadas, e que ainda reverbera entre seus moradores. Mara Lúcia Vieira, de apenas 9 anos, encontrada no banheiro de uma casa abandonada depois de quatro dias desaparecida, após ter saído para ir à escola. Violentada, estuprada e assassinada. A peça revisita, através de um olhar poético, lembranças e cicatrizes deste crime.  

A brutalidade do crime ainda desperta incompreensão e revolta. Não há culpados. Ninguém sabe quem violentou e assassinou a criança.  Mas, sobre a história, pairam boatos e hipóteses que nos revelam enquanto sociedade.   

Com direção de Marcelo Soler, da Cia. Teatro Documentário (São Paulo) e preparação de atores de Georgette Fadel, o grupo traz uma inquietante leitura da morte de Mara Lúcia que leva o público a se questionar sobre qual é o espaço, concreto e subjetivo, que a barbárie nos leva. Criado em 2019, o documentário cênico também questiona todas as possibilidades que esta criança poderia ter vivido. 

Assim, aos atores e moradores de Bauru sobra um apanhado de ‘Talvez’. Talvez este seja o culpado. Talvez esse seja o motivo de um crime tão cruel. Talvez Mara Lúcia estivesse viva se não tivesse ido à escola naquele dia. Talvez ela teria se casado, tido filhos se ainda estivesse viva. E muitos outros “Talvez”. 

A entrada é gratuita e tem classificação indicativa de 14 anos. 

Oficina: “Lugar memória: parâmetros do real que moldam a ficção”

O grupo teatral “Protótipo Tópico” também realizará uma oficina gratuita paralela às apresentações, que busca despertar novos olhares para os problemas sociais, dividindo a experiência de um fato que não pode ser esquecido para que não seja reproduzido, e que possibilitam também o despertar de um lado artístico nos participantes. 

A oficina “Lugar memória: parâmetros do real que moldam a ficção” se baseia em um crime brutal, tema da peça teatral acima citada, para estudar o discurso artístico.

Dessa forma, o papel do elenco vai além da apresentação da peça: os atores assumem a função de estimular o interesse do público para a interação artística e a produção, tornando a experiência um ato vívido. 

A oficina será às 15 horas na Casa das Árvores, no Centro Cultural Casarão. 

Brutalidade em cena: sutilezas de uma vida interrompida  

Uma vida tirada brutalmente e, junto com ela, todas as possibilidades que esta criança poderia ter vivido. A única certeza é a coragem de um grupo de atores em revirar esta história e questionar a falta de solução para este crime.  

Quem viveu à época ainda se lembra de Mara Lúcia. Mas apenas os mais próximos recordam-se da menina para além da violência. Eliana Cerigatto era a amiga mais próxima, elas cantavam, brincavam de bonecas e se divertiam no balanço que existia no quintal da casa dos pais de Mara. Eliana é mãe de Fábio Valério, um dos atores do espetáculo. As histórias sobre a garota foram ouvidas inúmeras vezes pelo filho, sendo este um dos disparadores para a construção deste trabalho.  

Juntos, Andressa Francelino e Fábio Valério, atores do Grupo Protótipo Tópico, entrevistaram jornalistas e pessoas que viveram em Bauru na época do crime. Eles esmiuçaram os fatos e boatos e se debruçaram durante meses na história, ao lado do diretor do espetáculo Marcelo Soler, em busca de uma construção dramatúrgica que não abordasse apenas a violência, mas as sutilezas de uma vida interrompida tão precocemente.  

A obra propõe inúmeras reflexões sobre a violência humana, sobre os reflexos da desigualdade social e a espetacularização por parte da imprensa na época. Tudo muito bem articulado pelos olhares sensíveis dos atores e do diretor. Um aprofundamento em questões viscerais que resistiram à passagem do tempo. Um teatro que sequestra a realidade e a transfere para o palco.  

Além disso, para contribuir com esta construção dramatúrgica, o grupo buscou inspiração também na literatura, em um mergulho na obra Memórias do Subsolo, do russo Fiódor Dostoiévski, que traz em seus textos uma espécie de sequência de versos cênicos que transbordam a atmosfera de insuficiência frente ao inexplicável, assim como se sentiram os artistas ao se depararem com o caso Mara Lúcia.  

Visando um refinamento poético e a ampliação das possibilidades artísticas, estéticas e políticas, o grupo convidou o diretor e dramaturgo Marcelo Soler, um dos precursores do teatro documentário no país, para assinar a direção do espetáculo, e a atriz, diretora e preparadora Georgette Fadel para a orientação e preparação dos atores acerca da encenação, ambos da cidade de São Paulo. Com isso, a produção do espetáculo “Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está” foi executada de modo colaborativo, onde artistas e diretor estiveram engajados na sua criação.  

Além da dramaturgia poética, o trabalho apresenta um viés político, já que a vítima pertencia a uma família simples e os suspeitos eram de famílias ricas e tradicionais da cidade, o que ‘Talvez’ tenha resultado nesta não resolução do crime.  

Realização

O projeto “Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está” tem a realização do grupo Protótipo Tópico e da Sociedade Amigos da Cultura, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC Editais) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Cultura de Campinas e Centro Cultural Casarão. 

Sinopse do espetáculo

A morte brutal de uma menina de nove anos, Mara Lúcia, em 1970 na cidade de Bauru é o gatilho para uma sequência de cenas poético-documentais que buscam tentar entender a brutalidade de ontem que persiste no hoje. As lembranças de uma amiga de Mara, fragmentos do texto Memórias do Subsolo de F. Dostoiévski, reportagens sobre o fato e o próprio assombro dos artistas envolvidos se misturam na construção em cena de uma memória fabricada.  

Ficha técnica  

Direção: Marcelo Soler 
Preparação de atores: Georgette Fadel 
Elenco: Andressa Francelino e Fábio Valério 
Dramaturgia: criação coletiva (supervisão Marcelo Soler) 
Cenografia e figurino: o grupo
Sonoplastia: Juliana Ramos 
Iluminação: Luiz Campana Jr. 
Produção: Mariana Boico e Ana Evaristo 
Documentada: Eliana Cerigatto 
Fotos: Helder Faria e Denis Augusto 
Assessoria de Comunicação: Juliana Ramos e Renata Marconi  

“Lugar memória: parâmetros do real que moldam a ficção” 

Grupo Protótipo Tópico | Oficina | 60 minutos

Data: Domingo (14 de agosto)

Horário: 15 horas

Local: Casa das Árvores – Centro Cultural Casarão, na Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, Barão Geraldo, Campinas. 

Entrada: gratuita

Informações: (14) 99669-4133

“Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está” 

Grupo Protótipo Tópico | Teatro Documentário | 60 minutos |Classificação 14 anos

Data: Domingo (14 de agosto)
Horário: 20 horas
Local: Centro Cultural Casarão, na Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, Barão Geraldo, Campinas.
Entrada: gratuita
Ingressos: Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo no Teatro.

Informações: (14) 99669-4133

(Carta Campinas com informações de divulgação)