A Memória e Resistência Negra em Campinas é o foco de uma programação que inclui um curso e um roteiro histórico e que acontecerá no próximo dia 20 de agosto (sábado). O curso/roteiro, ministrado por Adriano Bueno, passa por vários pontos importantes na área central da cidade e que fazem parte da memória e da luta do povo negro no munícipio.

(Foto: Divulgação)

Serão abordados, principalmente, três períodos históricos, com início no Regime Escravocrata em Campinas (1774-1888), passando pela Primeira República e Estado Novo (1889-1937) e seguindo até a fase que vai da Segunda República à Ditadura Militar (1945-1964).

A aula introdutória acontece na UNISAL e, após a aula, inicia-se o roteiro onde o grupo caminhará pelas ruas centrais visitando e conhecendo a memória negra que cada ponto histórico traz; o circuito do roteiro inclui:

1- Igreja de São Benedito/Largo São Benedito/Mãe Preta

2- Largo do Rosário/13 de Maio/Catedral

3- Praça Bento Quirino

4- Praça Carlos Gomes

5- Estação Cultura

O curso/roteiro tem como objetivo, segundo Adriano Bueno, “aproximar os estudantes e a comunidade da realidade histórica e social da população negra em Campinas e assim contribuir por meio de ações afirmativas para o enfrentamento e combate ao racismo no município de Campinas.”

Este roteiro leva em consideração personagens históricos da cidade e períodos históricos que se relacionam com os locais a serem visitados.

Personagens históricos como João Barbeiro, Elesbão, Armando Gomes, Mestre Tito, Carlos Gomes, e Laudelina de Campos Mello, são alguns dos importantes nomes que serão abordados, resgatando a trajetória de luta, resistência e contribuições de homens e mulheres negras na história de Campinas.

O valor do curso é R$ 40, a inscrição pode ser feita pelo link: https://cursoslivres.unisal.br/presencial-memoria-e-resistencia-negra-em-campinas/

Recomenda-se usar roupa confortável/tênis para caminhar e também levar água.

Adriano Bueno é Mestre em Políticas Educacionais pela Faculdade de Educação da Unicamp, Professor do curso “História das relações raciais em Campinas” do Centro Cultural Esperança Vermelha e pesquisador no projeto “Bairros Negros em Campinas”, no Centro de Memória da Unicamp. Também com forte  atuação no setor cultural da cidade de Campinas, já foi monitor de visitas guiadas no Museu da Imagem e do Som (MIS) e do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). Também é organizador do livro “África e Brasil: História, Cultura e Educação”.

MEMÓRIA E RESISTÊNCIA NEGRA EM CAMPINAS

Dia 20 de agosto

Das 8h às 16h

Programação e pontos do roteiro histórico:

1- Aula introdutória na UNISAL

2- Igreja de São Benedito/Largo São Benedito/Mãe Preta

3- Largo do Rosário/13 de Maio/Catedral

Almoço

4- Praça Bento Quirino

5- Praça Carlos Gomes

6- Estação Cultura

Link para inscrição: https://cursoslivres.unisal.br/presencial-memoria-e-resistencia-negra-em-campinas/

(Carta Campinas com informações de divulgação)