Em São Paulo – Com apoio do Prêmio Zé Renato para a cidade de São Paulo, de 04 de agosto a 03 de setembro de 2022, com entrada gratuita, a Estudo de Cena (@estudodecena) realiza a “Ocupação LIMIAR” na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica na Rua Três Rios, 363, no Bom Retiro. 

Estudo de Cena (Foto: Sergio Fernandes)

Na ocupação, a Estudo de Cena realiza a estreia de um novo espetáculo e promove uma programação cultural com temáticas que dialogam com a pesquisa do grupo para essa criação.

A peça teatral “Notas para a vida no LIMIAR” estreia no dia 04 de agosto, às 20h, com entrada gratuita, e fica em cartaz até 03 de setembro, com apresentações às quintas e sextas-feiras às 20h, e sábados às 18h.

“Notas para a vida no LIMIAR” é uma ficção ensaística que se passa no futuro, tensionando o teatro épico e lírico, a partir da realidade contemporânea brasileira. 

A companhia, que em trabalhos anteriores buscou entender a vida presente olhando para o passado, recontando guerras desconhecidas, massacres, formas de rebeldia e resistência popular; desta vez, ainda insistindo em entender a vida presente, olha para o futuro. Uma possibilidade que já era sinalizada nas últimas peças “Utopia da Memória” e “Rastro Vermelho”, ambas de 2019. 

A nova etapa da pesquisa começou no início da pandemia e desdobrou no estudo de três livros: “Quatro futuros – a vida após o capitalismo”, de Peter Frase; “Depois do Futuro”, de Franco “Bifo” Berardi; e “Realismo Capitalista”, de Mark Fisher. Os estudos foram realizados em seminários internos e através do Encontro Internacional Encruzilhada – disponível no canal de Youtube da Editora Autonomia Literária, parceira do projeto.   

“Pensar no futuro não foi uma decisão isolada do grupo. A preocupação com o futuro parece estar nas ruas, na cabeça da mãe, da criança, do avô, no trabalho, na floresta, em quem faz e assiste teatro; ocupa a mídia, as publicações, o debate político, filosófico, ocupa os botecos, os pontos de ônibus, as esquinas e vielas. Ter medo do futuro se transformou em algo comum e a necessidade de reverter o cancelamento do futuro se transformou em tarefa de parte significativa da sociedade”, comenta o grupo.

“Em nosso percurso de criação e de experiência foi ficando nítido que cada vez mais pessoas não aguentam mais viver no capitalismo. Essa palavra passa por muitas bocas definitivamente como um sinônimo de algo ruim. Paira no presente uma sensação, difusa, de uma crise profunda e ampla”, finaliza a Estudo de Cena.

Além da temporada de teatro, nos sábados 13, 20, 27 de agosto e 03 de setembro, às 16h, com entrada gratuita, estão programados shows que dialogam com a peça. A programação conta com a discotecagem do Balanço e Fúria, show das Cantadeiras (grupo de mulheres do MST), apresentação do Cabaré Feminista, além de um show surpresa, e outras intervenções poéticas teatrais. 

A partir de 23 de agosto tem início a Mostra de Cinema LIMIAR, com filmes de referência para a criação da peça da Estudo de Cena. Serão exibidos os filmes: “Alphaville”, de Jean Luc Godard; “Blade Runner”, de Ridley Scott; “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman; “Do leste”, de Chantal Akerman; “Nostalgia da Luz”, de Patricio Guzmán; “Border”, de Laura Waddington e  “La Jetée”, de Chris Marker. As sessões são gratuitas e vão ocorrer no Cineclube da Oswald de Andrade. 

Em parceria com a Editora Autonomia Literária e o Rizoma (ônibus-livraria-palco), serão vendidos livros de editoras independentes com 10% de desconto para quem frequentar as atividades da Oswald de Andrade. Entre os títulos, estão os livros que abasteceram a pesquisa teatral da Estudo de Cena, todos lançados recentemente pela Autonomia Literária, entre outros. E na compra destes livros, o público ganha “Riscando o Chão”, o livro de fotografias da Estudo de Cena. E ainda em cada apresentação de “Notas para a vida no LIMIAR” será sorteado para o público um dos livros de referência da pesquisa. 

Mais informações: www.facebook.com/CompanhiaEstudodeCena e www.instagram.com/estudodecena

Ocupação LIMIAR – Estudo de Cena na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Com Estudo de Cena e convidados

Grátis

Estreia – Espetáculo “Notas para a vida no LIMIAR”

Quando: 04 de agosto a 03 de setembro de 2022 – Horário: quintas e sextas-feiras às 20h / sábados às 18h

Sinopse: No portal, no canto que restou do mundo, chegam mulheres humanas e não humanas vindas de longe, em grupo ou solitárias. Elas esperam um rio e sua correnteza. A peça, uma ficção ensaística, é um exercício de imaginação anticapitalista que faz uso dos expedientes do teatro épico e lírico. Duração: 90 minutos

Faixa etária: indicado para maiores de 14 anos.  

Shows e Discotecagem

Quando: 13, 20, 27 de agosto e 03 de setembro de – Horário: 16h

Discotecagem do Balanço e Fúria, show das Cantadeiras (grupo de mulheres do MST), apresentação do Cabaré Feminista e um show surpresa 

Mostra de Cinema LIMIAR

Quando: a partir de 23 de agosto de 2022 – Onde: Cineclube da Oswald de Andrade

Rizoma – Ônibus-livraria-palco e Feira de Livros

O Rizoma (ônibus-livraria-palco) e a Editora Autonomia Literária realizarão a venda de livros de editoras independentes com 10% de desconto para quem frequentar as atividades da Oswald de Andrade. Na compra de livros de referência da peça da Estudo de Cena, o público ganha “Riscando o Chão”, o livro de fotografias do grupo.

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Sala 03 – Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro (próximo ao metrô Tiradentes) – Telefone: (11) 3222-2662

Programação completa em: www.estudodecena.com.br

(Carta Campinas com informações de divulgaçção)