A programação de cinema do Sesc Campinas traz o projeto “Satíricos – Cinema com Sátira”. Conhecida como uma técnica artística que se vale do exagero, ridicularização, ironia e sarcasmo para criticar instituições políticas, morais, hábitos e costumes de determinada época, a sátira será o mote para a exibição de filmes que a têm como elemento fundamental, mostrando a potência da ferramenta quando apropriada pela linguagem do cinema.

A seleção conta com títulos consagrados, realizados em diferentes momentos históricos, de períodos aparentemente distantes, mas cujos enredos permanecem conectados com a nossa atualidade, justamente pelo teor crítico de suas caricaturas e distorções.

Na estreia, será apresentado “O Grande Ditador” dia 6/9, terça-feira, às 19h, com entrada gratuita e retirada de ingressos na Loja Sesc no dia da atividade. Com direção e interpretação de Charlie Chaplin, a película, de 1940, apresenta um barbeiro judeu que passa anos em um hospital do exército se recuperando de suas feridas após ter servido na guerra, sem saber do crescimento de poder do ditador fascista Adenóide Hynkel e suas políticas antissemitas.

Quando o barbeiro retorna ao seu bairro tranquilo, ele fica atordoado com as mudanças brutais e, de forma imprudente, se une a uma menina bonita e as seus vizinhos para se rebelar. A exibição será realizada em projeção 16 mm. pelo Cine 16.

Após esta exibição (e as que acontecerão nas semanas seguintes) terá sempre lugar um bate-papo sobre as obras com o jornalista, escritor e editor, duas vezes finalista do prêmio Jabuti, Delfin. Ele é o fundador do Cineclube Terracota (Campinas/SP) e comanda o Studio DelRey de produção editorial.

SATÍRICOS – CINEMA COM SÁTIRA
Cinema e Vídeo :: O GRANDE DITADOR

(Direção: Charles Chaplin | Estados Unidos | 1940 | 124 min.).

A exibição será realizada em projeção 16 mm. pelo Cine 16. Após a exibição acontecerá um bate-papo com o jornalista, escritor e editor Delfin.
Dia 6/9, terça, às 19h.
Teatro. Grátis. Livre.
Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc no dia da atividade.

(Carta Campinas com informações de divulgação)