Nos dias 10 e 11 de agosto (quarta e quinta-feira), o espetáculo teatral “Eanna: Santuário Travesti”, produzido pelo Núcleo Ponte, Território Produções e a atriz Helena Agalenéa, estreia em Campinas. As sessões acontecem na Casa de Vidro | Museu da Cidade e fazem parte da programação da Semana de Arte Transviada (que acontece entre 7 e 14 de agosto), com contribuição voluntária no chapéu. O público interessado pode retirar seus ingressos no site da Semana, em http://semanatransviada.com

(Foto: Nina Pires)

“Eanna: Santuário Travesti” é uma ‘peça feitiço’, uma celebração de mitologias que fazem referência à existência de corpos dissidentes desde, pelo menos, a Suméria Antiga. Assim, o ‘Santuário Travesti’ que dá nome à peça une o corpo considerado profano ao sagrado, retomando os tempos antigos onde corpos fora do padrão heteronormativo de gênero entoavam cânticos nos templos de Inanna, na Suméria, nos cultos de Cibele, na Anatolia, e na Casa de Afrodite, em Corinto.

“Em tempos de catástrofes climáticas e pandemias desestruturadoras, as pessoas ainda conseguem encontrar tempo para punir, perseguir e maldizer um corpo diferente do padrão”, aponta Helena Agalenéa, atriz protagonista da peça. “Em ‘Eanna’, invocamos a Deusa do amor para nos lembrar que só sobreviveremos aos próximos dilúvios quando, enfim, aprendermos a estar juntes, em comunidade”.

O espetáculo contará também com a participação de Angelíque Farnocchia, que dividirá o palco com Helena através de suas composições musicais em voz e piano. “Esta será uma oportunidade muito especial para que pessoas trans, travestis e não-bináries ocupem um lugar de tanta visibilidade e notoriedade como a Casa de Vidro. Serão noites muito especiais para nós e para toda a cidade de Campinas”, afirma Carolina Baraglio, uma das produtoras da peça.

Este é o primeiro espetáculo produzido pelo Núcleo Ponte, que desde 2021 realiza diferentes ações culturais, artísticas e de integração de pessoas LGBTQIAP+ na sociedade por meio de oficinas, discussões e outras ações nestas áreas. A estreia de “Eanna: Santuário Travesti” coroa o projeto Baú Transvyado, que vem sendo desenvolvido desde o início deste ano pela equipe de produção e comunicação formada por Carolina Baraglio, Flávia Pagliusi, Miguel Von Zuben e Território Produções.

“Eanna Santuário Travesti nos lembra do ato simples e revolucionário, ingênuo e sábio, bobo e transformador de simplesmente amar”, argumenta Helena. “O Brasil de 2022 segue sendo o país que mais mata e mais consome pornografia de corpos trans. Pois então, lavemos o imaginário de morte e fetichismo para celebrar nossos corpos com vida, honra, prazer e amor, em festa!”

O projeto Baú Transvyado é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; produção do Núcleo Ponte e Território Produções.

“Eanna: Santuário Travesti”

Datas: 10 e 11 de agosto, quarta e quinta-feira

Horário: 19h

Local: Casa de Vidro | Museu da Cidade

Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Parque Taquaral, Campinas/SP

Ingressos: http://semanatransviada.com (contribuição voluntária no chapéu)

Classificação: 14 anos

(Carta Campinas com informações de divulgação)