Estreia no dia 22 de agosto, em formato virtual, o espetáculo de dança UMAEMTODAS, do Coletivo Luzeiras. O grupo, formado por Iara Medeiros, Letícia Michelani e Rúbia Galera em Campinas/SP, promoverá ainda dois bate-papos: o primeiro com as representantes do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) de dança Larissa Turtelli, Paula Teixeira e Mariana Jorge; e o segundo com Griota Nilvanda Sena, das Promotoras Legais Populares, que realizam trabalhos de combate à violência contra a mulher no interior de São Paulo.

(Foto: Nina Pires)

O espetáculo em vídeo ficará disponível gratuitamente no YouTube do Portal MUD até o dia 3 de setembro, em http://youtube.com/museudadanca. Para os interessados em participar das rodas de conversa, o acesso também gratuito está disponível http://sympla.com.br/portalmud

UMAEMTODAS recupera da terra corpos e memórias de mulheres, bichos, elementos e sentidos ancestrais, por meio de movimentos que ecoam profundamente nas pesquisadoras-intérpretes. Mulheres que são muitas em uma só, levam o espectador a uma travessia por histórias de suas terras.

Nesta montagem, o público é levado a conhecer a história de três mulheres pertencentes aos povos originários brasileiros: Aracy, Jurema e Kaliga. Cada uma tem características individuais e vive em tempos e espaços diferentes, mas todas têm algo em comum: “As três passam por situações de violência e juntas encontram um caminho de força. As dores não são ignoradas, nossa intenção aqui não é propor uma visão romantizada sobre o tema. O que queremos é encontrar uma forma de, juntas, transformar essa dor em luta, nos conectando também com a luta das mulheres indígenas”, explica a artista da dança e membro do Coletivo Luzeiras Rúbia Galera.

UMAEMTODAS é um espetáculo concebido sob o método BPI de dança: Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Ele se baseia em manifestações tradicionais e populares brasileiras e propõe três eixos para a estruturação da personagem: Inventário do corpo (o olhar para o contexto individual do profissional da dança e o uso do repertório próprio de cada um); Coabitar com a fonte (pesquisas de campo, a relação com outras pessoas, o encontro com outros repertórios de vida e de Brasil); e Estruturação do personagem (a mistura do pessoal, da ida ao campo e da relação com as pessoas para a concepção da personagem)

O espetáculo UMAEMTODAS foi contemplado pelo ProAC Editais Nº 06/2021 – Dança / #CulturaEmCasa (filmagem e licenciamento sem exclusividade de espetáculos para exibição online) e é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Povos Guarani

Luzeiras foi formado durante o curso de graduação em Dança na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), quando o método BPI despertou nas integrantes o interesse por estudar no corpo a resistência da natureza no meio urbano. “Desde aquela plantinha que brota no meio da rua, até os grandes desastres ambientais, observamos e estudamos tudo isso, misturado com diferentes manifestações populares brasileiras”, conta Rúbia.

Com uma ligação já antiga que Rúbia possuía com a Comunidade Guarani MBYA do Jaraguá, na capital paulista, as três realizaram então uma imersão no local. “Fomos recebidos pela população de lá um pouco antes de estourar a pandemia do Covid-19 no Brasil, no início de 2020. Chegamos em um contexto tenso porque estavam iniciando a construção de um condomínio de luxo dentro do território deles. O conflito resultou em uma ocupação do espaço para tentar impedir o avanço das obras e nós participamos de tudo isso, de ações de reflorestamento e limpeza de um rio”, relembra Rúbia.

“Mergulhamos depois de toda essa vivência em um laboratório que trouxe para o nosso corpo aquilo que vimos e sentimos no campo”, aponta. “A gente não reproduz o que está ali. Nosso trabalho é trazer para o corpo aquilo que vimos e vivemos, e nossa perspectiva daquilo nas trocas que tivemos com aquelas pessoas”.

Individual e coletivo

As histórias individuais de cada artista em UMAEMTODAS se transpõem em suas personagens para criar a história coletiva. “É também um chamado para as pessoas se conectarem com as histórias das personagens e o que elas representam, como uma forma de se reconhecer no outro, sentir uma identificação e se fortalecer para continuar lutando e seguindo em frente”.

As três trazem em comum para o espetáculo suas vivências com os povos Guarani, mas cada uma tem também em si suas singularidades: Rúbia possui estreita relação com terreiros de Umbanda; Letícia com a cultura caipira ligada às romarias e à religiosidade católica do interior de São Paulo; e Iara, com famílias tradicionais circenses de Campinas.

“No fim, o espetáculo é totalmente sobre nós em relação com o mundo. Até o fato de falarmos sobre a violência contra a mulher também tem a ver com o que vimos em campo, de vermos mulheres preocupadas com seu território, que carregam uma seriedade no corpo, protegendo seus filhos e as terras em que vivem”, finaliza a artista. 

Ficha Técnica

Intérpretes-criadoras: Iara Medeiros, Letícia Michelani e Rúbia Galera | Direção: Mariana Jorge, Paula Caruso | Assessoria Artística: Larissa Turtelli | Operação e Concepção de Luz: Francisco Barganian | Direção de Filmagem e Edição: Nina Pires | Captação de Som: Ana Nobre | Audiodescrição: Isadora Ifanger | Consultoria de audiodescrição: Ana da Hora | Design de Figurino: Erika Schwarz | Produção de Figurino: Juliana Schmidt e Teka Moran | Design Gráfico: Junior Romanini | Trilha sonora: Coré Valente | Cenografia: Coletivo Luzeiras | Redes sociais: Rúbia Galera e Paula Freitas | Assessoria de Imprensa: Miguel Von Zuben | Produção Executiva: Lucas Michelani | Assistente de Produção: Bruna Schroeder | Produção: Território Produções Culturais | Realização: Núcleo BPI | Agradecimentos: Departamento de Artes Corporais da Unicamp (funcionários e professoras), Airton César de Oliveira, Anderson da Silva Bonato, Unidança 2022, Graziela Rodrigues, Comunidade Guarani MBYA do Jaraguá/SP, Xiamoi Isaque e Thiago Karai Djekupe

Espetáculo UMAEMTODAS

Transmissão online:

Estreia 22/8, às 19h

Disponível em tempo integral até 03/09

Acessibilidade: Audiodescrição

Grátis

Acesso: http://youtube.com/museudadanca

Bate-papos online via Zoom

Método BPI como metodologia de criação

Com Larissa Turtelli, Paula Teixeira e Mariana Jorge

22/8 (segunda-feira), às 19h30

Acessibilidade: LIBRAS

Grátis

Ingressos: http://sympla.com.br/portalmud 

Mulheres em movimento: Promotoras Legais Populares e o combate à opressão

Com Griota Nilvanda Sena

29/8 (segunda-feira), às 19h30

Acessibilidade: LIBRAS

Grátis

Ingressos: http://sympla.com.br/portalmud 

(Carta Campinas com informações de divulgação)