No próximo dia 28/7, quinta-feira, às 20h, o Sesc Campinas recebe o show “Um Daqui, Um de Lá”, com Vitor Casagrande e Lucas Arantes.
Premiado pelo edital PROAC 12/2020, o álbum “Um daqui, um de lá”, é o resultado da fértil parceira do bandolinista Vitor Casagrande e do cavaquinhista Lucas Arantes, surgida em um período extremamente delicado para toda a classe artística. O alicerce desse trabalho foi elaborado durante os três primeiros meses da pandemia do COVID-19 no Brasil – abril, maio e junho de 2020. Em meio as dificuldades trazidas pelo distanciamento social, Lucas e Vitor deram início a uma nova e despretensiosa parceira de criação, buscando na amizade e na música uma forma de manterem-se ativos e produtivos.
A primeira composição, batizada de “Pioneiro”, selou a proposta e abriu caminho para construção de um álbum (12 faixas) composto integralmente com músicas concebidas em parceria à distância, “Um daqui, um de lá”.
Choro, polca, tango brasileiro, valsa, samba e schottisch, são exemplos dos ritmos explorados por Lucas e Vitor, que apesar da pouca idade, 37 e 28 anos respectivamente, mostram fundamento e maturidade nas composições.
A formação musical base do álbum e do show é composta por sete instrumentistas pertencentes à nova geração do Choro, todos com excelente formação musical e extenso currículo de shows e gravações. Lucas Arantes (cavaco), Vitor Casagrande (bandolim e violão tenor), João Camarero (violão 7 cordas), Laércio (violão), Roberto Amaral (pandeiro), Rafael Toledo (percussão e bateria) e Paulinho Leme (piano e acordeom) são os músicos deste trabalho.
Além da estrutura de um tradicional conjunto de choro, dois violões, pandeiro e cavaco, temos ainda piano, acordeom e percussão, formando uma moldura ideal para o bandolim e o violão tenor. Além disso, a inserção do piano e do acordeom trouxe um toque de classe à formação tradicional do conjunto regional, permitindo aos músicos explorarem uma maior diversidade de timbres e coloridos.
Os arranjos foram elaborados inspirados nos discos de Jacob do Bandolim, Regional do Canhoto, Camerata Carioca e Radamés Gnatalli Sexteto, e a busca pela sonoridade camerística é um dos pontos fortes do disco. A diversidade de timbres nos instrumentos solistas traz para este álbum uma sonoridade única, embasada no legado dos grandes mestres, mas com o frescor das composições e arranjos inéditos.
Um Daqui, Um de Lá – Vitor Casagrande e Lucas Arantes
Dia 28/7, quinta, às 20h.
Área de Convivência. Grátis. Livre.
O show apresenta 12 faixas instrumentais inéditas, todas compostas à distância, cada um em sua casa, um daqui (São Paulo), e um de lá (Indaiatuba), deixando assim o mote para o projeto. Vitor (bandolim e violão tenor) e Lucas (cavaquinho) são expoentes da nova geração do Choro paulista e já colecionam um currículo extenso de gravações e shows com os maiores nomes da música instrumental brasileira.
(Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…