Em São Paulo – Até 17 de julho de 2022, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h, fica em cartaz no Sesc Avenida Paulista o espetáculo “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré”, com Grupo São Gens de Teatro. O espetáculo coloca em evidência o espaço urbano do Recife e sua relação com as margens, discutindo os problemas inerentes ao fluxo contínuo de uma favela, suas poeticidades e mazelas. Os ingressos podem ser adquiridos no Portal Sesc São Paulo ou em todas as unidades do Sesc São Paulo.

Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré, Grupo São Gens de Teatro (Foto: Gabriel Melo)

O espetáculo “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré” se baseia no universo do mangue, das palafitas, da maré e a diversidade dos sujeitos e suas narrativas. A peça é criada a partir da vivência do ator e dramaturgo Anderson Leite e sua família, na comunidade ribeirinha da Ponte do Pina (Recife/PE), na qual encontram a subsistência por meio da pesca de Marisco e Sururu. Com as narrativas que atravessam todos que partilham daquele espaço para morada e/ou sustento, o dramaturgo dá vida a uma montagem que visa discutir temas importantes da sociedade contemporânea, tais como: homofobia, estupro, assédio, machismo, violência policial, racismo e vulnerabilidade social. 

O Grupo São Gens de Teatro foi fundado em 2009 na oficina de teatro promovida pela GAC (Gerência de Animação Cultural da Prefeitura do Recife). O grupo trilha ao longo dos anos um trabalho baseado nas pesquisas e experimentação teatrais, sendo a poética das populações marginalizadas o condutor de suas pesquisas. Os integrantes, em sua maioria, vêm da periferia do Recife e desenvolvem o teatro sob a ótica da descentralização da dramaturgia recifense, buscando nos bairros periféricos as ambiguidades e insumos necessários para a construção dos seus espetáculos.  

Ficha técnica

Dramaturgia e encenação – Anderson Leite  

Elenco – Anderson Leite, André Lourenço, Cristiano Primo, Fagner Fênix, HBlynda Morais e Monique Sampaio.

Direção Musical – Arnaldo do Monte 

Figurino – André Lourenço  

Cenário e iluminação – Anderson Leite 

Operação de luz – Cristiano Primo e Grupo 

Adereços –  Anderson Leite  e André Lourenço

Produtora Cultural – HBlynda Morais

Realização –  Grupo São Gens de Teatro

Assessoria SP –  Rafael Ferro – Ferro Produções

Espetáculo| Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré

Quando: 17 de junho a 17 de julho de 2022. Sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h

Classificação: 16 anos

Onde: Arte II – 13° andar

Duração: 90 minutos

Capacidade: 50 lugares

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (Credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes. Meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência)

(Carta Campinas com informações de divulgação)