Categories: Geral

‘Summer of Soul’ estreia o Cine DCult, que traz exibições gratuitas de filmes na Unicamp e em espaços públicos da região

Na próxima quarta-feira (29/6), às 18h, estreia, no gramado em frente ao Centro de Convenções da Unicamp, o Projeto Cine DCult, uma iniciativa coordenada pela Diretoria de Cultura (DCult), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp. Com entrada gratuita, a plateia confere, na ocasião, o filme Summer of Soul (…Ou, Quando a Revolução Não Pode ser Televisionada), documentário premiado do multiartista norte-americano Ahmir Questlove Thompson.

Cena do filme “Summer of Soul”

“A proposta do Cine DCult é funcionar como um selo curatorial voltado à valorização da cultura do cinema e do audiovisual. Nosso objetivo é promover diversas ações, tanto nos campi da Unicamp quanto em outras universidades, equipamentos culturais e espaços públicos das cidades”, destaca Cacá Machado, Coordenador Geral da DCult e professor do Instituto de Artes da Unicamp.

A escolha do documentário sobre o Harlem Cultural Festival não foi em vão. Com imagens de arquivo do final da década de 1960 – quando o evento aconteceu na cidade de Nova Iorque -, a produção trata de temas atuais e importantes, como a valorização das expressões artísticas afrodiaspóricas, a relação entre música e política e, claro, a luta contra o racismo e pelos direitos civis das populações negras. O filme levou a estatueta do Oscar 2022 na categoria Melhor Documentário em Longa-Metragem, além dos prêmios do Júri e do Público no Festival de Cinema Sundance 2021.

“O documentário traz justamente a experiência de um festival de música negra, o Harlem Cultural Festival, que aconteceu em paralelo ao Woodstock, mas que poucas pessoas ouviram falar, porque o Woodstock acabou por ofuscá-lo. Contudo, esse filme vem justamente destacar a sua grande importância para a cultura. Foi um evento, realizado no norte de Manhattan, destinado aos negros e latinos que não tinham acesso aos espaços públicos de Nova Iorque”, conta Cacá. Durante o filme, a plateia confere as apresentações de Nina Simone, Stevie Wonder, B.B. King, Sly and the Family Stone, além de muitos outros artistas.

Projeto Cine Dcult (Foto: Nina Pires/Divulgação)

Segundo Semestre

A partir de agosto, o Cine DCult dará início a mais duas ações: a reativação da sala de cinema do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, com exibições gratuitas de filmes às terças e às quintas-feiras, e o projeto GGBS em Cena, com uma programação de filmes criada especialmente para os servidores da universidade, seus familiares e amigos.

As ações, bem como as respectivas programações, serão divulgadas, em breve, no site da Diretoria de Cultura da Unicamp (www.dcult.proec.unicamp.br).

Estreia do Projeto Cine DCult com a exibição de Summer of Soul (…Ou, Quando a Revolução Não Pode ser Televisionada) (Estados Unidos, 2021)
Quando: Quarta-feira (29/6), às 18h
Onde: Gramado em frente ao Centro de Convenções da Unicamp (Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Barão Geraldo, em Campinas/SP)
Quanto: Grátis 

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

9 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

11 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

12 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

17 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago