.Por Roberto Ravagnani.

Todo tempo fazemos escolhas, as mais simples, às mais complexas. Vou com esta ou outra camisa? Vou levantar ou continuar dormindo? Se cursamos uma ou outra formação? Se falamos com um ou outro amigo? Sempre temos escolhas para fazer.

(imagem javier-allegue-barros-upl)

Com o trabalho voluntário é assim também, sempre tem uma escolha, fazer ou não fazer?

Na maioria das vezes, o não prevalece, por uma série de fatores, todos relevantes certamente, mas que são supervinientes à possibilidade de trabalho voluntário.

Contando com a possibilidade de ter escolhido o trabalho voluntário, ainda temos outras escolhas: que tipo de causa, qual organização, qual tempo vou dedicar, em que tipo de trabalho. Percebe quantas escolhas?

Depois de algumas delas, ainda continuamos com mais escolhas por fazer, por que tem dia que vai dar preguiça, vai estar chovendo, vai estar muito calor, alguem te convidou para uma festa, algum amigo te convidou para um evento, mais escolhas. Vou ceder a estes convites ou vou ao trabalho voluntário?

Mais uma vez decidimos pelo trabalho voluntário, agora são outras escolhas, postar ou não postar que estou fazendo trabalho voluntário?

Esta sempre é um decisão dificil, pois o contexto voce sabe e quem irá olhar o post muitas vezes faz a interperetação dele naquele instante, que pode ser boa ou má.

Está postando para se mostrar ou está postando para incentivar outros a fazerem o mesmo que voce?

Esta escolha é fácil, estou postando e não interessa o que os outros acham. Mentira, lá no fundo interessa, senão não teriamos esrte pequeno conflito interno.

Mas se aceita uma dica, poste e deixe claro por que você está fazendo isto, escreva como se sente e convide seus amigos virtuais para fazerem o mesmo, convide-os para sentirem o que está sentindo e o melhor incentive-os a descrever seus sentimentos após experimentar o trabalho voluntário. Pronto, está feito da melhor forma para que ninguém tenha duvidas o do porque que você está postando.