O filme “Retrato de Uma Jovem em Chamas” será exibido dentro da programação de cinema do Sesc Campinas no dia 10/5, terça-feira, às 19h, com entrada gratuita mediante retirada de ingresso na Bilheteria da Unidade no dia da atividade.
Na França de 1770, Marianne é contratada para pintar o retrato de casamento de Héloïse, uma jovem mulher que acabou de deixar o convento. Por ela ser uma noiva relutante, Marianne chega sob o disfarce de companhia, observando Héloïse de dia e a pintando secretamente à noite. Conforme as duas mulheres se aproximam, a intimidade e a atração crescem enquanto compartilham os primeiros e últimos momentos de liberdade de Héloïse antes do casamento iminente. O retrato logo se torna um ato colaborativo e o testamento do amor delas.
Ainda dentro da programação de cinema, o curso “A Gênese da Animação Negra” acontece de 11/5 a 1º/6, quartas, das 19h30 às 21h30. A atividade é on-line com participação gratuita mediante inscrição on-line. O curso, ministrado pelo animador Adriano Cipriano, incentiva o participante a valorizar e contar suas próprias histórias através da arte animada.
Esta iniciativa já desenvolveu oficinas dentro dos projetos “Cine CUFA”, “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul”, “Instituto Favelarte” e “NUBAS”. Ao longo dos quatro encontros serão abordados o surgimento da animação, o pioneirismo negro, a produção contemporânea e a cosmo-sensibilidade africana presente na animação.
Cinema e Vídeo :: RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS
(França / 2019 / 121 min. / Direção: Céline Sciamma)
Dia 10/5, terça, às 19h.
Teatro. Grátis. 14 anos.
Retirada de ingressos na Bilheteria da Unidade no dia da atividade.
Cinema e Vídeo :: A GÊNESE DA ANIMAÇÃO NEGRA
Com Adriano Cipriano, animador, pesquisador e fundador do Estúdio Roncó. O curso virtual “A Gênese da Animação Negra” incentiva o participante a valorizar e contar suas próprias histórias através da arte animada.
De 11/5 a 1º/6, quartas, das 19h30 às 21h30.
Atividade on-line. Grátis. 18 anos.
Inscreva-se aqui.
Adriano Cipriano é animador 3D e pesquisador dos caminhos melanizados da animação no mundo, desde 2008 é idealizador e diretor criativo do Estúdio Roncó, um terreiro audiovisual de animação que acolhe e desenvolve projetos e conteúdos afrodiaspóricos e outros, e co-fundador do coletivo de animação negra Nyama.
(Carta Campinas com informações de divulgação)