Quatro novos títulos estão em cartaz na série #CinemaEmCasa da plataforma gratuita Sesc Digital: “Pasolini”, de Abel Ferrara; “The Black Power Mixtape”, de Göran Hugo Olsson; “A Professora de Violino”, de Ina Weisse; e “Pela Janela”, de Caroline Leone.

Willem Dafoe em ‘Pasolini’, de Abel Ferrara

No longa-metragem do consagrado cineasta Abel Ferrara, acompanhamos o último dia da vida do grande poeta, escritor e cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, cujo fim se deu brutalmente sob um terrível assassinato. Em um sonho de cinema visionário, uma mistura de realidade e imaginação, Ferrara reconstrói o último dia na vida deste poeta com seu frequente colaborador, o ator premiado Willem Dafoe, que vive Pasolini.

Já “The Black Power Mixtape” é um documentário sobre a evolução e diáspora do Movimento Black Power na comunidade afro-americana desde 1967 a 1975. Combinando imagens inéditas esquecidas durante 30 anos num arquivo da televisão sueca, e entrevistas atuais com artistas, ativistas e intelectuais afro-americanos, o filme reflete sobre a população, a sociedade, a cultura e o estilo que impulsionou uma mudança social com efeitos mundiais.

Em “A Professora de Violino”, a premiada atriz alemã Nina Hoss vive Anna Bronsky, professora de violino em uma escola de ensino médio focada em música. Ela detecta um talento notável em Alexander e começa a prepará-lo para o exame intermediário, negligenciando seu filho Jonas, que ela coloca em competição com seu novo aluno, e seu marido Philippe.

Por fim, o brasileiro “Pela Janela”, conta a história de Rosália, uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores em São Paulo. Ela é demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José, que resolve levá-la em uma viagem de carro até Buenos Aires. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido, começando uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela mesma.

A exibição de filmes em streaming é gratuita e tem curadoria do CineSesc. Toda semana, novos títulos são disponibilizados. Os filmes têm permanência temporária; verifique as datas e programe-se.

Assista em sescsp.org.br/cinesesc

(Carta Campinas com informações de divulgação)