Categories: Ideias e Prosas

O Brasil sendo Brasil

.Por Roberto Ravagnani.

Tanto se faz pelo voluntariado em vários pontos do país e o próprio país que faz leis para ajudar, cria outras para atrapalhar.
Esta é a dança das leis.
Em 1998, mais precisamente em 18 de fevereiro, foi sancionada e entrou em vigor a lei 9608/98, que trata sobre o voluntariado brasileiro, que tem no seu artigo primeiro o seguinte texto:

(imagem dakota corbin – upl)

Art. 1o  Considera-se serviço voluntário, para os fins desta Lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.


Esta foi a redação, foi a última dada em 2016. Feito isso, trata-se de uma redação simples e que deixa bem claro o que é o serviço voluntário no Brasil e principalmente deixa claro que é uma atividade não remunerada.
Agora vem o governo com uma nova inciativa, que se não ler, pode até ser entendida como positiva.
Medida Provisória 1099/22, que cria um programa de serviço civil voluntário remunerado por bolsas pagas pelos municípios e vinculado à realização de cursos pelos beneficiários.
O que dá um nó na cabeça de qualquer um, afinal o serviço voluntário é ou não remunerado?
Lembram aquele governo que era para ajudar, neste caso vem atrapalhar e muito. Hoje em carta escrita a uma deputada que está sendo a relatora desta MP, escrevi pedindo carinhosamente, mostrando que isso pode vir a ser um desserviço imenso a causa voluntaria no país, que ela possa pensar em mudar o nome, somente tirando a palavra voluntário do texto, pronto, está resolvido. Se ela vai ler meu e-mail e minha súplica respeitosa não sei, mas minha parte tenho feito de forma insistente.
Agora mais uma vez temos o trabalho voluntario do Brasil nas mãos dos deputados federais que deveriam entender deste assunto, afinal foi esta casa que criou a lei anterior e seus juristas e pareceristas que devem ter aos montes na câmara deveria ter atentado a tal situação que trará insegurança jurídica a todas as organizações sociais do país, por uma medida afoita tomada em ano eleitoral e sem o devido conhecimento do assunto.
Brasil de exemplo agora, exatamente como foi quando decretou a lei do voluntariado, de exemplo que não será um retrocesso.

Parceiro Carta

Recent Posts

Entre a literatura e o crime, ‘Osmo’ volta ao palco em duas apresentações no Barracão

(foto divulgação) Um personagem que escreve a própria história enquanto transforma o assassinato em uma…

29 minutes ago

Eduardo Bolsonaro defende abertamente um golpe de Estado com apoio dos EUA

(foto lula marques ag brasil) O deputado cassado e foragido Eduardo Bolsonaro (PL) defendeu um…

2 hours ago

Campinas terá debate e ato em defesa da universidade pública, da ciência e da democracia

(imagem ilustr. reprodução unicamp divulgação) No próximo dia 23 de setembro, a partir das 17h,…

3 hours ago

Assembleia em Barão Geraldo debate impactos da instalação de mega data center em Campinas

(foto divulgação) Movimentos sociais, pesquisadores, representantes políticos e organizações da sociedade civil participam, neste sábado…

6 hours ago

Reajuste do Bolsa Família pelo governo Lula recupera inflação de três anos

(foto paulo pinto - ag brasil) O benefício pago pelo programa Bolsa Família será reajustado…

7 hours ago

Minuto Escola abre inscrições para curso gratuito de audiovisual para educadores da rede municipal

Cena de 'Minha Sala Minha Aula', da professora Rosiane Maria da Silva (foto divulgação) Usar…

8 hours ago