(foto ricardo stuckert – il)

Em sua aula magna na Unicamp, em Campinas, na noite desta quinta-feira, 5, o ex-presidente Lula (PT) falou da importância das universidades no crescimento de um País e defendeu a retomada dos investimentos públicos na educação. Desde o golpe parlamentar de 2016, os investimentos em Educação foram reduzidos e atingiram uma situação crítica com o governo Bolsonaro, que praticamente tenta sufocar a produção científica do Brasil.

Nenhum país se desenvolveu sem que tivesse investido em ciência e tecnologia, na formação qualificada do seu povo. É o investimento mais barato que um País precisa fazer”, disse.

Segundo o ex-presidente, foi isso que levou seu governo a quintuplicar o orçamento para a educação. “Tive a sorte de convidar o companheiro (Fernando) Haddad, começamos a pensar como ia fazer as coisas neste país. Hoje eu tenho orgulho de olhar na cara de vocês e falar que um torneiro mecânico sem diploma universitário, é o presidente que mais fez universidade do país, orgulho de dizer que com a companheira Dilma Rousseff fizemos o maior número de escolas técnicas, orgulho de dizer que ela fez o ciência sem fronteiras pra levar 100 mil estudantes pro exterior”, declarou.

Lula também criticou a “ignorância da elite econômica”, que, de acordo com ele, passou séculos sem querer acesso do povo “à educação”. “Filhos dos pobres ficavam cortando cana”, lembrou.

De acordo com o ex-presidente, antes do governo dele, não se via “a cara do Brasil” dentro da universidade, e sim a “cara da elite brasileira”. “Não queremos tirar lugar de ninguém, mas criar igualdade de oportunidade. Para o filho do pobre estudar com o filho do rico com a mesma qualidade do ensino. Isso quem garante é o Estado. O mercado não vai resolver o problema da sociedade. Vai resolver daqueles que podem pagar. Por isso foi criado o ProUni”, disse. (Com informações do 247)