Mostra ‘Corpos Sonoros’ reúne experimentos entre dança e som na Casa de Vidro

A Casa de Vidro, localizada no Lago do Café, recebe neste sábado, 7 de maio, das 16h às 20h, a Mostra “Corpos Sonoros”, que reúne experimentos entre dança e som. A entrada é gratuita.

(Foto: Divulgação)

A mostra reúne danças, sons e exibição de vídeos realizados por artistas convidados por Babi Fontana, artista da dança, que realizou uma residência artística na Casa de Vidro entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Conta com a participação dos artistas: Babi Fontana, Victor Costa, Anderson Kaltner, Carol Gás, Juliana Semeghini e outros convidados. No encerramento da mostra, haverá uma apresentação de live electronics (música eletrônica ao vivo) com o produtor musical Eto Osclighter.

Programação

16h às 17h // 17h30 às 18h30

VRIDO experimentos entre dança e som: performance-instalação de Anderson Kaltner, com colaboração de Babi Fontana, Carol Gás e Victor Costa, Guilherme Zan e Mathias Reis.

17h às 17h30

CAIR: dança-instalação de Babi Fontana, com participação de Lua-Kris, Carol Gás, Victor Costa e Anderson Kaltner.

16h às 20h

Exibição de vídeos

Rematerializações: de Juliana Semeghini, com a colaboração de Babi Fontana.

Documentar performances: de Victor Costa, com colaboração de Babi Fontana e Kit Menezes

Matéria Bruta: de Carol Gás, com colaboração de Rodrigo Souza, Sofia Cruz, Anderson Kaltner e Helena Cruz.

18h30 às 20h

Apresentação de Live electronics (música eletrônica ao vivo): com Eto Osclighter.

Artistas

Babi Fontana é uma artista que nos últimos anos explora o processo coreográfico da dança em diálogo com as artes sonoras e visuais. Esteve em residência na casa de Vidro onde desenvolveu processos coletivos entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022. Foi também residente da Cité des Arts em Paris no primeiro semestre de 2021. Entre seus interesses de estudo-criação estão as poéticas da voz, feminismos e América Latina. É mestranda em Artes da Cena (Unicamp) com estágio (Capes/Print) na Universidade Paris 8 e pós-graduada em Corpo, Educação e Diferenças pela Faculdade de Dança Angel Vianna.

Victor Costa é filósofo e artista audiovisual. Faz mestrado no Programa de Artes da Cena da Unicamp. Colabora com artistas da dança, do cinema, da performance e da literatura.

Anderson Kaltner é produtor musical, artista sonoro e visual. É mestrando em Música no Instituto de Artes da Unicamp, com pesquisa em música eletrônica e arte sonora. Tem formação em Licenciatura e Bacharel em Filosofia pela mesma universidade, e é técnico em comunicação visual. Trabalhou em diversos projetos audiovisuais, multimídia e de trilha sonora, e também participou de residências artísticas.

Carol Gás é artista, escritora e educadora da dança. Ao longo da sua vida e, especialmente, durante a graduação em Dança na Unicamp, aventurou-se pelas artes de ensinar, coreografar, interpretar, criar, preparar corpos para a cena e de produzir coletivamente eventos culturais. Neste momento, atua como artista independente na cidade de Campinas, coordenadora de escrita criativa na produtora Biscos, e educadora nas suas práticas intituladas por Danças do Agora, nas quais expõe sua abordagem de investigação corporal de estudo da presença e da palavra para aproximar-se cada vez mais do desejo de socializar o acesso à educação do corpo.

Juliana Semeghini é formada em Arquitetura e Urbanismo (Unicamp) e atualmente é mestranda em Artes da Cena no Instituto de Artes da Unicamp, onde desenvolve pesquisa sobre o alargamento da discussão da identidade ameaçada do patrimônio urbano e a genealogia de uma virada etnográfica na história da arte que contribuiu para compreensão de um fazer artístico situado.

Mostra Corpos Sonoros
Dia: 7 de maio
Horário: das 16h às 20h
Entrada gratuita

Local: Casa de Vidro, Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Parque Taquaral, Campinas

(Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente