A agenda de maior participação popular da visita do ex-presidente Lula a Campinas nesta quinta-feira, 5 de maio, deverá ser no Teatro de Arena da Unicamp, às 16h, quando ministrará uma aula magna sobre Democracia. A expectativa é de que 10 mil pessoas se reúnam no local. O pré-candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad, também estará presente.

(foto ricardo stuckert)

Esta aula magna está sendo organizada pela ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp), STU (Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp), APG (Associação de Pós-Graduandos) da Unicamp e DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unicamp.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também terá agenda na Vila Soma, em Sumaré, bairro de moradias populares originado de uma ocupação. 

A Vila Soma é um bairro  surgido da luta por moradia na região de Nova Veneza, em Sumaré (segunda maior cidade da Região Metropolitana de Campinas), em junho de 2012, depois que um grupo de famílias ocupou um terreno de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados abandonado desde a falência da empresa Soma Equipamentos Industriais em 1990. 

Hoje, cerca de 10 mil pessoas vivem no local, que está ganhando o status de bairro após anos de negociação, que resultaram na instalação de infraestrutura elétrica e emissão de certificados de regularização dos imóveis para os moradores.