Nos dias 3, 4, 10 e 11 de junho, às 20h, o espetáculo ‘O aniversário de Jean Lucca’, do compositor e dramaturgo Dan Nakagawa, será apresentado no Teatro do Sesi Amoreiras, em Campinas. As apresentações são gratuitas. Os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi, sempre na segunda que antecede a apresentação, a partir das 12h.
Com forte influência da dramaturgia de Samuel Beckett, Matéi Visniec e Eugène Ionesco, a peça narra os preparativos da festa de aniversário do menino Jean Lucca, filho único de um casal que mora em um luxuoso condomínio. Essa criança nunca é vista na peça e sobre ela pouco se sabe, nem mesmo a sua idade ou aparência física. Assim, a presença dele se faz pela sua constante ausência.
O enredo se passa durante o fragmento de tempo correspondente aos preparativos da festa até seu início. A babá e todas as pessoas que vão chegando na casa-bolha dessa família se mostram uma ameaça na vida desse casal, gerando ora uma paranoia excessiva, ora uma profunda apatia. A encenação fala sobre os muros visíveis e invisíveis, físicos e subjetivos que nos cercam, gerando incômodo frente à marginalização, segregação, apatia social, indiferença e a paranoia.
O texto nasce em consonância com estudos do psicanalista e professor paulistano Christian Dunker sobre o conceito de “Cultura da Indiferença”. Segundo o estudioso, tal cultura se desenvolve no interior de uma sociedade normatizante, branca e heteronormativa que nega, por meio da indiferença, as diversidades individuais, erguendo barreiras para anular essas subjetividades. Assim, transformamos o nosso entorno em uma bolha de iguais e, portanto, narcisista, onde tudo que se quer ver em um mundo previsível é a si mesmo e não o outro.
O elenco da peça traz Maristela Chálala, Elisete Santos, Vívian Valente, Alex Huszar, Mariana Torres, Alef Barros, Heitor Garcia Lima, Adriane Hintze, Igor Mo e Felipe Tercetto. Os atores são acompanhados pelo músico André Vilé que, além de executar uma sonoplastia experimental ruidosa, toca ao vivo parte da trilha sonora composta por Nakagawa. A canção brasileira é um forte traço da linguagem cênica do diretor e compositor, que já teve três de suas canções gravadas em álbuns de Ney Matogrosso.
Na sexta (10), após a apresentação, o grupo irá realizar um bate-papo com os presentes sobre a peça e a linguagem desenvolvida no espetáculo.
‘O Aniversário de Jean Lucca’
Local: Sesi Amoreiras – Avenida das Amoreiras, 450 – Pq Itália, Campinas/SP
Dias: 3, 4, 10 e 11 de junho
Horário: 20h
Capacidade do teatro: 361 lugares
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 12
Gênero: Tragicomédia
Categoria: Adulto
Informações: WhatsApp 19-996421499
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi, a partir de 30/5, às 12h, para o primeiro fim de semana, e a partir de 6/5, às 20h, para as duas últimas apresentações. Os ingressos remanescentes serão distribuídos antes do início do espetáculo, na entrada do Teatro.
(Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.