Um levantamento sobre o rendimento salarial das carreiras públicas mostra que o velho Brasil sem futuro está de volta e ganhou força após o golpe parlamentar de 2016. Dados coletados pelo economista Daniel Duque para o Centro de Liderança Pública (CLP), organização que trabalha para desenvolver lideranças públicas, mostram que os militares das Forças Armadas tiveram o maior aumento médio de salário entre os servidores do governo federal. Em uma década, a renda dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica aumentou 29,6%, descontada a inflação do período. A informação divulgada por Adriana Fernandes, do Estadão.

(foto antonio scarpintetti – unicamp – div)

Ao mesmo tempo em que aumentou a renda de profissões militares que não estão ligadas ao desenvolvimento tecnológico do país e basicamente só aumentam o custo do Estado, o Brasil rebaixou a renda dos cientistas, que desenvolvem pesquisas para o país. Pesquisadores tiveram uma queda de 18,3% na renda dos seus salários. Desde 2015, os governos já retiraram quase 100 bilhões de reais do desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil.

Para fazer o levantamento, Daniel Duque mapeou os salários em grupos de categorias, por trimestre, com base na Pnad contínua, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ele, a maior parte do aumento é explicada pelos reajustes dos salários, mas há também uma fatia, embora bem menor, decorrente de mudança de composição entre as pessoas que saem e as que entram no serviço público. (Mais informação Aqui)