Jair Bolsonaro programou ir especialmente a São Paulo para se encontrar com o bilionário Elon Musk nesta sexta-feira, 20. O bilionário Elon Musk, em julho de 2015, escreveu em sua conta no Twitter: “Vamos dar golpe em quem quisermos! Lide com isso” (o tuíte foi apagado – veja ao final do texto).

(caricatura elon musk donkeyhotey-ccl)

A ameaça foi uma resposta a uma postagem enviada ao bilionário sobre seu interesse em impedir que o ex-presidente boliviano Evo Morales continuasse no poder. O tweet que provocou Musk dizia: “Você sabe o que não interessa às pessoas? O governo dos EUA organizando um golpe contra Evo Morales na Bolívia para que você possa obter lítio lá”.

Em 12 de março de 2020, o jornal Brasil de Fato publicou a reportagem “Elon Musk, a fábrica da Tesla no Brasil e a conquista do lítio sul-americano”, de Vijay Prashad (historiador, jornalista e editor indiano) e de Alejandro Bejarano (músico, cineasta e gerente de redes sociais boliviano). O texto abordava os interesses de Musk em relação lítio das baterias que alimentam os veículos da Tesla tendo como pano de fundo a disputa que motivou o golpe de Estado contra Evo Morales, na Bolívia. 

O bilionário Elon Musk, homem mais rico do mundo, fez um post no twitter em que disse estar “super animado” para fazer o monitoramento ambiental da Amazônia. Musk também disse que irá conectar escolas rurais na região. Como a Amazônia possui as maiores riquezas minerais do planeta, Musk está de olho no mapa que Bolsonaro pretende entregar de bandeja. (com informações do Brasil de Fato e 247)