Ataque racista e fascista que levou pânico em bar de Campinas é reflexo do governo Bolsonaro

O Ataque racista e fascista ocorrido na sexta-feira, 6, no Bar do Ademir, que fica próximo à moradia estudantil no distrito de Barão Geraldo, é o reflexo do governo Bolsonaro, que tenta intimidar adversários políticos e controlar a população por meio de ameaça às eleições de 2022 e do poder armado. Há uma sensação de impunidade generalizada em grupos de criminosos ligados a grupos de poder político, como garimpeiros, desmatadores, milicianos e outros. Um pequeno grupo de bolsonaristas também tentou agredir o carro do ex-presidente Lula em Campinas, no dia anterior ao atentado racista.

(foto arquivo – bar do ademir – divulgação – rede social)

Segundo relatos de pessoas que estavam no bar do Ademir, alguns homens com coletes do grupo de motoqueiros “abutres” e camisetas com símbolos nazistas entraram armados no bar. Com atos e falas racistas, eles teriam agredido um vendedor ambulante insinuaram sequestrar um garçom por ser negro. Além disso, agrediram o dono do bar que tentou intervir e uma cliente, como também deram três tiros para o alto.

Os homens saíram livres de Campinas, mas possivelmente os mesmo integrantes com coletes dos abutres foram detidos em Paulínia ainda na madrugada de sexta-feira para sábado.

A Marcha das Mulheres de Campinas divulgou uma nota de repúdio. “Olhando para esta ocasião como uma afronta à democracia e aos direitos humanos, nós, mulheres da Marcha Mundial das Mulheres da RMC, não apenas repudiamos o ato nazista ocorrido, como também queremos justiça para os violados. Atitudes assim, em um país supostamente laico e democrático, não serão toleradas de forma alguma. Além disso, prestamos solidariedade a todas as vítimas deste ocorrido. Por fim, sabendo que a grande mídia não irá abordar tal assunto, propomos uma ampla divulgação do caso, para que a justiça seja seguida corretamente”, anotaram.

Vários políticos e pessoas públicas se manifestaram sobre o ato racista e fascista em Campinas. A presidente do PSOL, Marcela Moreira, se manifestou por rede social. “É gravíssimo e inaceitável o ataque racista e fascista que aconteceu no Bar do Ademir, em frente a Moradia Estudantil. Estavam com camisetas com suástica nazista, empurraram negros e fizeram dancinhas imitando macacos e estavam armados”, anotou. Veja publicação e abaixo o vídeo de Pedro Tourinho.

O ex-candidato a prefeito de Campinas, Pedro Tourinho, publicou um vídeo nas redes sociais.

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

2 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

3 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

3 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

3 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

3 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago