.Por Roberto Ravagnani.

Fico tão envolvido com o assunto voluntariado que tenho que parar e olhar em volta as vezes para olhar o que tem acontecido com esta causa tão abrangente e importante. Insisto na importância dela para uma sociedade melhor e abrangente por ser realmente possível fazer trabalho voluntário em quase que todas as áreas de trabalho de uma OSC, para quem ainda não está familiarizado, OSC (organização da sociedade civil) é o que chamávamos de ONG (organização não governamental).

(foto joel muniz – upl)

Enfim as OSC’s estão nos mais diversos campos de atuação, sendo suporte para as estratégias de estado, o estado não consegue ter tantas ramificações quanto as OSC’s e o estado não têm em alguns casos a competência para atuar em alguma frentes.

O terceiro setor (o setor da sociedade civil organizada) não pode e nem deve assumir o papel do estado, mas infelizmente o faz, por absoluta falta de ação dele. Isso não é saudável.

O voluntário está intrinsicamente envolvido nas OSC’s, seja pela sua fundação, quase que a totalidade foram fundadas por voluntários, ou pela sua gestão, quase que a totalidade de gestores estatutários são voluntários ou por parte de sua atuação.

Na atuação, este é o ponto que precisamos melhorar, em qualidade e quantidade.

As OSC’s têm que perder o medo (antes da lei do voluntariado muitas organizações foram processadas por supostos voluntários em cortes trabalhistas) de ter voluntários, hoje a lei do voluntariado já está madura, existem mecanismos de proteção e formas de atuação muito mais profissionais.

O voluntariado pode ser uma potente forma de ampliar os trabalhos e trazer gente nova com ideias diferentes do que vem sendo praticado dentro das organizações.

O voluntariado, apesar da maioria achar que é um trabalho de doação de tempo e talento, é um trabalho onde se ganha muito mais do que conseguem doar, um ganho que ainda não é visto por muitos, mas existe e é extremamente valioso.

Meu trabalho e de muitos que lutam pelo voluntariado é de fazê-lo mais forte, sustentável e interessante para jovens, adultos e idosos, bem como para profissionais e todos que possam e queriam compartilhar seu tempo. Para isso precisamos preparar as OSC’s, as empresas, a sociedade e os governos para receberem bem os voluntários e valorizá-los, bem como qualquer outro profissional remunerado.

Para isso acontecer, precisamos de profissionalismo para a gestão do voluntariado.