No próximo dia 9 de abril, sábado, às 16h, estreia no Sesc Campinas o espetáculo “Lugar Sentido”, um drama musical em três atos. Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos AQUI.

(Foto: Nina Pires)

A Terra respira, é Mãe geradora de tudo. Warareté. Tudo vem do escuro. Dentro da terra é escuro. Dentro de nós é escuro. A voz é mistério, domínio do sopro que vem do escuro. Assim fala arandoa, o sábio da aldeia. Nascemos da Terra e somos parte dela, mas nos esquecemos dessa sabedoria fundamental. Quantos conflitos esse esquecimento vem causando, há séculos.

Sob a forma de um drama musical em três atos, “Lugar Sentido” fala sobre a relação subjetiva de pessoas e grupos com seus territórios, usando como núcleo expressivo um repertório de canções sobre o tema. A tradição guarani, que associa o escuro à Terra, criadora de tudo, é uma das fortes inspirações.

“Lugar Sentido” assume a música, mais especificamente a canção, como uma arte da cena, e explora possibilidades de integração com o teatro e a dança contemporânea, embora não se trate de um musical.

O espetáculo foi apoiado pela Lei Aldir Blanc, tendo uma versão em formato de vídeo que estreou em setembro de 2021 e terá uma temporada de exibição pelo Sesc RJ em 2022. A adaptação para os palcos estreia no Sesc Campinas.

(Foto: Nina Pires)

FICHA TÉCNICA

Concepção, canto, dança e viola caipira: Alê Freire
Violão, baixo e pífano: Eddy Andrade
Sanfona: Edu Guimarães
Direção musical: Eddy Andrade
Arranjos: Eddy Andrade, Alê Freire e Edu Guimarães
Direção Cênica: Ana Clara Amaral
Textos: Rafa Carvalho
Projeto e operação de Luz: Eduardo Brasil
Técnico de som: Mario Porto
Produção: Cassiane Tomilhero
Design gráfico: Sinoxarts
Concepção de Figurinos: Helen Quintans, Marília Ennes e Warner Reis
Confecção e tingimento de figurinos: Cleusa Quintans e Helen Quintans
Cenário: José Soares (Hiperurânio Cenografia)
Registro audiovisual: Nina Pires e Dalton Yatabe (Chun)
Edição audiovisual: Nina Pires

Música :: LUGAR SENTIDO – DRAMA MUSICAL EM 3 ATOS

Com Alê Freire, concepção e interpretação; Eddy Andrade, direção musical, violão, baixo e pífano; Edu Guimarães, sanfona e arranjos; Ana Clara Amaral, direção cênica; Eduardo Brasil, iluminação e cenário; Helen Quintans, Cleusa Quintans, Warner Reis e Marília Ennes, figurinos e Rafa Carvalho, textos. O espetáculo cênico-musical discute a relação subjetiva de pessoas e grupos com os seus territórios.

Dia 9/4, sábado, às 16h

Teatro. 16 anos

Valores: R$ 15,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes; aposentado; pessoa com mais de 60 anos; pessoa com deficiência; estudante; e servidor de escola pública com comprovante] e R$ 30,00 [demais interessados].

Ingressos à venda no portal www.sescsp.org.br/campinas e nas bilheterias das unidades.

Perfis nas redes sociais 

Instagram: @alefreirebr
Facebook: https://www.facebook.com/alexandre.freire.osorio
Youtube: https://www.youtube.com/alefreire

(Carta Campinas com informações de divulgação)