Entre os dias 26/4 e 31/7, o Sesc Campinas recebe a “Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo”. Sob o título “Faz Escuro mas Eu Canto”, uma seleção especial de obras pensadas pela equipe curatorial da Bienal para o contexto de Campinas estará em exposição no Galpão Multiuso da Unidade.

Obra We resist de E.B. Itso e obras de Frida Orupabo durante a 34a Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Em clima de “esquenta”, dois eventos antecedem a exposição: “Ensaiando a Exposição – Repetir, Evocar, Ressoar”, acontece no dia 20/4, quarta, das 14h às 17h, com participação gratuita, mediante inscrição, e também no dia 20/4, quarta, das 19h às 21h, é a vez do “Primeiros Ensaios – Publicação Educativa da 34ª Bienal”, com participação gratuita, mediante retirada de ingresso na Ilha de Atendimento, no dia da atividade.

A primeira atividade acontece com base em propostas da publicação educativa “Primeiros Ensaios” e os participantes serão convidados a ensaiar com o corpo algumas das discussões presentes na “Mostra Itinerante da 34ª Bienal no Sesc Campinas”. Com foco nas relações entre corpo, som, repetição e memória, será realizado um ensaio prático baseado em jogos e exercícios teatrais e uma aproximação com obras de artistas da exposição, como Hanni Kamaly, Jaider Esbell e Sebastián Calfuqueo.

Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo – Faz Escuro, Mas Eu Canto – (Imagem: Marcelo Camacho – foto de obra de Jaider Esbell)

A segunda, por sua vez, propõe uma apresentação de “Primeiros Ensaios – Publicação Educativa da 34ª Bienal”, estruturada como uma tradução de uma das operações curatoriais da Mostra, que consiste em dispor os trabalhos dos artistas em relação com objetos não necessariamente pertencentes ao campo das artes visuais, mas carregados de histórias e simbologias. Esses objetos são chamados “enunciados” e são um estímulo à criação de relações entre as obras e a diversidade de significados, narrativas e associações que cada objeto mobiliza.

Obras de Gustavo Caboco durante a 34a Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

O encontro propõe um percurso articulando os conteúdos (textos, imagens e práticas) que compõem cada enunciado da publicação, estimulando os participantes a criar relações com seus contextos de atuação. Também será realizada uma breve apresentação da “Mostra Itinerante da 34ª Bienal no Sesc Campinas”, em torno do enunciado “cantos tikmũ’ũn”.

Obras de Adrián Balseca durante a 34a Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

ITINERÂNCIA DA 34ª BIENAL DE SÃO PAULO – FAZ ESCURO MAS EU CANTO

Artes Visuais :: ENSAIANDO A EXPOSIÇÃO – REPETIR, EVOCAR, RESSOAR

Com base em propostas da publicação educativa “Primeiros Ensaios”, os participantes serão convidados a ensaiar com o corpo algumas das discussões presentes na “Mostra Itinerante da 34ª Bienal no Sesc Campinas”. Com foco nas relações entre corpo, som, repetição e memória, será realizado um ensaio prático baseado em jogos e exercícios teatrais e uma aproximação com obras de artistas da exposição, como Hanni Kamaly, Jaider Esbell e Sebastián Calfuqueo.

Dia 20/4, quarta, das 14h às 17h

Sala de Múltiplo Uso 2. Grátis. 16 anos

Inscreva-se aqui a partir das 14h do dia 13/4

Artes Visuais :: PRIMEIROS ENSAIOS – PUBLICAÇÃO EDUCATIVA DA 34ª BIENAL

A atividade propõe uma apresentação de “Primeiros Ensaios – Publicação Educativa da 34ª Bienal”, estruturada como uma tradução de uma das operações curatoriais da Mostra, que consiste em dispor os trabalhos dos artistas em relação com objetos não necessariamente pertencentes ao campo das artes visuais, mas carregados de histórias e simbologias. Esses objetos são chamados “enunciados” e são um estímulo à criação de relações entre as obras e a diversidade de significados, narrativas e associações que cada objeto mobiliza. O encontro propõe um percurso articulando os conteúdos (textos, imagens e práticas) que compõem cada enunciado da publicação, estimulando os participantes a criar relações com seus contextos de atuação. Também será realizada uma breve apresentação da “Mostra Itinerante da 34ª Bienal no Sesc Campinas”, em torno do enunciado “cantos tikmũ’ũn”.

Dia 20/4, quarta, das 19h às 21h

Teatro. Grátis. 16 anos

Será necessária a retirada de ingressos na Ilha de Atendimento, no dia da atividade

(Carta Campinas com informações de divulgação)