Uma reportagem do Jornal Folha de S. Paulo, publicada neste final de semana, descobriu mais um mega esquema do governo Bolsonaro com grande potencial para burlar processos licitatórios, permitir realização de serviços ruins e, mais grave, abrir caminho para corrupção.

(foto marcelo camargo – ag brasil)

A Folha analisou documentos de 99 concorrência de pavimentação da Codevasf realizadas no ano passado por meio de pregão eletrônico. Esse tipo de pregão, segundo o jornal, é parte de uma manobra que tem sido muito usada no governo Bolsonaro para dar vazão a recursos bilionários das emendas parlamentares distribuídas para aliados do governo. Esta prática, segundo a publicação, deixa em segundo plano o planejamento, a qualidade e a fiscalização, permitindo que haja serviços precários, desvios, superfaturamento e corrupção.

Um exemplo citado é o da empreiteira Engefort, que já recebeu R$ 84,6 milhões do governo Bolsonaro, e tem conquistado a maioria das concorrências de pavimentação em diferentes licitações nas quais participou sozinha ou na companhia de uma empresa de fachada registrada em nome do irmão de seus sócios. A construtora tem sede em Imperatriz, sul do Maranhão. Até agora, o governo reservou cerca de R$ 620 milhões do Orçamento para pagamentos à empresa, diz a reportagem.