A Cia. Histriônica de Teatro realiza a reestreia do espetáculo-filme “O Rio Abaixo do Rio” em seu canal no YouTube. O grupo segue com a temporada online do espetáculo, agora, com acesso ao vídeo em qualquer horário. 

O Rio Abaixo do Rio – A Que Volta (Imagem: Divulgação)

A programação teve apresentações online às sextas, sábados e domingos, de 18 de março a 10 de abril e, agora, disponibiliza o acesso integral ao vídeo do espetáculo-filme até dia 21 de abril de 2022 (o filme conta com interpretação em LIBRAS), no canal do Youtube da Cia. Histriônica.

“O Rio Abaixo do Rio” é um espetáculo-filme em formato online com direção de Ana Carolina Salomão. O processo criativo teve como disparador o conto “La Llorona” e as análises feitas por Clarissa Pinkola Estés no livro “Mulheres que correm com os lobos”. Neste livro, a autora tece um paralelo entre a história e a manutenção da vida criativa das mulheres, tanto quanto as armadilhas que podem interromper esse fluxo de criação. Os movimentos identificados no conto são: ‘O rio limpo’; ‘a traição’; ‘a poluição do rio’ e ‘a limpeza do rio’ e foram os fios condutores para a escrita da dramaturgia por Júlia Munhoz.

Na narrativa autoral, cinco personagens passam por esses quatro movimentos ao enfrentarem suas sombras. A relação com o trabalho, a maternidade, o desejo de criar, a morte e a solidão são alguns dos temas apresentados na obra.

Para criarem um arcabouço teórico, as atrizes da Cia. se debruçaram sobre os elementos simbólicos da narrativa de Clarissa, em especial os conceitos junguianos de Animus e Anima, do Predador e os significados do rio como potência arquetípica.

O processo criativo, realizado de forma inteiramente remota em encontros virtuais, teve como base da abordagem elementos de improvisação a partir da técnica de études e de viewpoints para a construção das personagens da trama. A relação com o espaço físico das casas das atrizes, suas limitações e potências, também foi determinante para a construção da unidade estética do espetáculo: partindo das especificidades de cada ambiente foi criado um outro tipo de espaço, um espaço arquetípico, possível de existir em qualquer tempo e lugar.

Em cena, veem-se as personagens sempre em busca de interlocução, revelando, por vezes, a solidão dessas figuras. Dessa solidão, elas fazem um mergulho em suas próprias subjetividades. No fundo do rio
descobrem que aquilo que elas acreditavam como verdade sobre si mesmas era uma ilusão, uma expectativa que haviam criado sobre o que significa ser mulher.

Para a criação desta obra, o coletivo investigou uma linguagem híbrida, mesclando elementos do teatro e do audiovisual. A câmera, elemento com o qual as atrizes sempre se relacionam, é ora interlocutora, ora
espectadora das ações que se desvelam. A sonoridade do espetáculo, com direção musical de Graciela Soares, parte dos sons que circundam o cotidiano das personagens e do estudo da voz enquanto expressividade para a composição estilizada dessas paisagens sonoras.

A Cia. Histriônica de Teatro é um grupo de atrizes e atores formados no curso de Artes Cênicas da Unicamp, com 8 anos de trajetória profissional e atuação na cidade de Campinas, tendo apresentado com casa cheia em diversos espaços da cidade como o Cis – Guanabara, o SESC Campinas e o SESI Amoreiras. Em seu histórico estão os espetáculos “O Cortiço”, com direção de Grácia Navarro e Marcelo Lazzaratto; “Alma Boa – uma parábola chinesa”, dirigido por Dirceu de Carvalho; Happy End, dirigido por Verônica Fabrini e Wanderley Martins; A Procura de Emprego, dirigido por Isa Kopelman; “Manifesto Inapropriado”, dirigido por Rodrigo Mercadante (Cia. do Tijolo); “AsSombrasSão”, com direção de Tiche Vianna (Barracão
Teatro) e direção musical de Marcelo Onofri; o espetáculo-filme “O Rio Abaixo do Rio”, dirigido por Ana Carolina Salomão e escrito por Júlia Munhoz, atrizes da Cia. Histriônica.

O Rio Abaixo do Rio – Sinopse: Cinco mulheres. Cinco histórias. O caminho de cada uma, como no fluxo de um rio. Em suas singularidades mergulham em um rio poluído: o que se espera de uma mulher? O que é ser mulher? Quantas expectativas se desfazem em cacos? Como limpar as profundezas e voltar à margem para pegar fôlego de novo?

FICHA TÉCNICA
Atuação: Ana Carolina Salomão, Júlia Munhoz, Juliana Saravali, Quesia Botelho e Taiane Raffa
Participação especial: Bruna Recchia
Direção: Ana Carolina Salomão
Direção Musical e Voz: Graciela Soares
Dramaturgia: Júlia Munhoz
Assistente de Dramaturgia: Quesia Botelho
Visualidades: Bruna Recchia
Direção de Fotografia: Dominique Gogolevsky
Edição: Ana Carolina Salomão, Júlia Munhoz e Juliana Saravali
Assistentes de Gravação: Felipe Macedo, Fabiano Galletti, Vinicius
Arantes, Timóteo Garcia e Matheus Salomão
Facilitadoras/Colaboradoras do processo criativo: Gisele Porto, Graziela
Drago e Júlia Prudêncio
Identidade Visual: Marina Faria
Designer Gráfica: Júlia Munhoz
Interpretação em LIBRAS: Letícia Navero
Direção de produção: Juliana Saravali
Direção de Comunicação: Virgílio Guasco
Assessoria de imprensa: Ana Carolina Salomão

Espetáculo-filme “O Rio Abaixo do Rio” no canal do YouTube da Cia. Histriônica de Teatro (@ciahistrionica)

Vídeo Aberto
De 11 de abril a 21 de abril
No YouTube da Cia. Histriônica
Espetáculo-filme com interpretação em LIBRAS
Classificação: 14 anos
Duração: 55 minutos

(Carta Campinas com informações de divulgação)