Com a flexibilização das medidas protetivas contra a COVID-19, a Cia. Finibus fará uma apresentação audiovisual única do espetáculo “O Pecado Nosso de Cada Dia”, dia 09 de abril, às 19h, no Fábrica das Artes. O objetivo da apresentação será projetar em um telão as cenas dos seis pecados trabalhados até o momento: Luxúria, Avareza, Preguiça, Vaidade, Ira e Inveja. Após a apresentação, o grupo fará um bate-papo com o público interessado para coletar as impressões gerais.  

(Foto: Divulgação)

Segundo o diretor, “o pecado tem uma função fundamental de colocar em xeque a vida do ser humano, de questionar o que é certo ou errado para ele. No caso do nosso trabalho sempre foi um aspecto de provocação para os atuantes”, pensando nisso, o grupo usou dois métodos diferentes para orientar a criação das cenas.  

Na primeira parte do trabalho, os atores e atrizes individualmente trabalharam os pecados distribuídos pelo diretor. A montagem das cenas usava o método ao vivo, ou seja, nada era gravado, as propostas encenadas eram apresentadas virtualmente, das próprias casas dos integrantes, mas em tempo real. Para Éverton Gatti, um dos atores e responsável pela encenação da Vaidade, “as maiores dificuldades foram acertar dentro de nossas casas a direção, que inicialmente era individual, dentro de cada cena isolada, luz adequada, figurino, maquiagem que em alguns momentos atrapalhava e precisava ser feita de diversas formas diferentes”. Renata Calixto que faz a Avareza concorda, “para filmar era difícil porque eu precisava cuidar do local, figurino, luz, posição dos objetos, posição da câmera, celular apresentando problemas de vida, tudo sozinha. Um dos problemas era só poder filmar ou apresentar à noite e precisar gritar e falar palavrões morando em apartamento”. 

Na segunda parte do processo, os atores em duplas, gravaram e usaram recursos audiovisuais para colocar os pecados em cena. O que parecia que seria mais fácil do que a primeira parte, trouxe novos desafios que o grupo teve que se adaptar para conseguir atingir o seu objetivo. Para João Nalão e Kamila Lopes, que encenam a inveja, “no começo, achamos que seria mais tranquilo poder usar os recursos de vídeo, mas descobrimos que a edição exige muito, horas e horas de gravação, muitas tentativas, erros e acertos para conseguir colocar em prática, no vídeo, as ideias alinhadas pela dupla”. 

SINOPSE: 

O estudo baseado nos sete pecados capitais traz à tona as formas e as faces do pecado na sociedade atual em que vivemos. Pecado e culpa, punição e perdão, até que ponto é pecado quando não se sente culpa? O pecado é um conceito individual? Ao longo dos anos transformamos e amenizamos o peso do pecado para se encaixar na nossa realidade?  

“O Pecado Nosso de Cada Dia” terá exibição única no espaço Fábrica das Artes em Americana. Os ingressos devem ser reservados com os integrantes do grupo ou através dos números (19) 98400-2224 e (19) 99172-2470.  

Espetáculo: O Pecado Nosso de Cada Dia 
Data: 09 de abril às 19h. 
Local: Fábrica das Artes – Rua Dr. Cícero Jones, 146 – Vila Rehder, Americana. 
Ingressos com reserva prévia: contribuição voluntária via PIX ([email protected]). 

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Cia. Finibus 
Direção: Marcelo Porqueres 
Elenco: Éverton Gatti, João Nalão, Kamila Lopes e Renata Calixto 
Sonoplastia: Cia. Finibus 
Iluminação: Cia. Finibus 
Figurinos: Cia. Finibus 
Cenografia: Cia. Finibus 

(Carta Campinas com informações de divulgação)