O livropoesia ‘vão’, de Tina Zani, publicado pela editora Patuá, terá seu lançamento presencial em Campinas no próximo dia 29 de março, às 19h, no espaço cultural Goma Arte e Cultura (Avenida Santa Isabel, 518, Barão Geraldo).  Tina mora em Campinas e foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural 2020 (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A entrada para o evento é gratuita.  

(Imagem: Divulgação)

Na mesma noite, o Goma receberá também o duo de jazz Julia Aquino (voz) e Vitor Barbosa (guitarra) como parte da programação do Terça In Goma.  O espaço abre a partir das 18h com feira e exposição, o lançamento é às 19h e, a partir das 20h, a apresentação musical.

‘Livropoesia’  

Sobre ‘vão’, a poeta Tina Zani conta que seu livropoesia “foi pensado como uma experiência poética. É um livro silencioso, um murmúrio, um burburinho. Nasceu da vontade de mergulhar no triângulo amorável que se estabelece em torno do espaço que o texto cria e que desperta os tempos e os corpos de quem escreveu, do que foi escrito e de quem leu”.

A experiência começa com um poema em posição de escuta, bem na orelha do vão, assinado pela escritora Márcia Abreu, professora doutora do Instituto de Estudos Literários (IEL) da Unicamp, e prossegue com uma proposta: “para começar esta experiência poética/ proponho —/ assista a um/ vídeo curto/ uma peça do/ músico teórico escritor compositor/ americano John Cage performada por ele mesmo […]”.

Ao final, Tarso de Melo, poeta e ensaísta que assina o posfácio, traz a seguinte provocação: “Qual a poesia do vão? Olhar daqui, deste lugar nas últimas páginas do livro – depois de tê-lo atravessado, depois de ter sido atravessado por ele – para as palavras da epígrafe que o abre, o eco forte da epígrafe que o fecha, o fio que se estende entre elas, e reconhecer-se nelas. Deixar que se instale um primeiro vão: entre o objeto-livro e o vídeo da performance de John Cage, noutro objeto, em que as coisas se movem. Sair do livro, ir ao vídeo, deixar que a poeta nos leve até John Cage. Até onde as coisas poderiam se mover, mas lá também um vão – entre o ouvido que espera e o que não vem até ele, entre a ânsia de som e a recusa de dizer: vão, silêncio, oco, copo vazio. A cadeira, a mesa, o microfone: ninguém, nada, mudez. Qual a poesia desse vão?”.

Em entrevista concedida ao poeta Fernando Andrade, Tina diz que o “vão é um apalpar o entorno – o tempo, o espaço, o escuro, o silêncio, o corpo – para conhecer através dos sentidos. o vão nasce pelas mãos, os pés e a pele. É totalmente físico e tateável. Por outro lado, vão é também um apalpar o texto, trazer o texto para o corpo, para o cheiro, para a escuta, digeri-lo, transformá-lo.” (a entrevista completa pode ser conferida na revista digital ‘Literatura e Fechadura’).

Entre as ações de contrapartida social do edital, a poeta doou 50 exemplares para a Biblioteca Pública Municipal de Campinas Professor Ernesto Manuel Zink e 30 exemplares para o Sistema Bibliotecas da Unicamp, que em breve vai inaugurar a biblioteca comunitária que dará acesso também à comunidade que não pertence a Universidade.

Você pode acompanhar o trabalho de Tina nas redes sociais (@tinazani) e assistir ao bate-papo da poeta com o editor e convidadas no lançamento virtual do ‘vão’.

Tina Zani (São Paulo, 1970) é artista, poeta, tradutora e autora do projeto Ponto Poema. Publicou os livros DEScabelando-se entre penteadinhos (Chiado, 2016) e Todo mar alagado de mim (TL224, 2018). vão é seu primeiro livropoesia. Tem poemas, ilustrações e vídeopoemas em sites e periódicos literários, como as revistas Humanidades em DiálogoAlcateia e Mallarmargens, bem como no site Leituras Isoladas. Na revista Escamandro, publicou algumas de suas traduções do poeta francês Christophe Tarkos.

No domingo (27), que antecede o lançamento, às 9h, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, Hellen Audrey (artista, educadora e pesquisadora) fará uma aula de Garuda – técnica corporal inspirada na dança contemporânea – e, na sequência, proporcionará uma roda com atividades manuais e de bordado baseadas em trechos do livropoesia ‘vão’, de Tina Zani. A atividade é gratuita e faz parte do movimento ‘Garuda no Bosque’ (ação contemplado pela Lei Aldir Blanc para a manutenção de espaços culturais durante a pandemia com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas).  O Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim fica na Rua Raul Teixeira Penteado, 2, na Vila Brandina, em Campinas.

Lançamento ‘vão’

Autora: Tina Zani

Editora: Patuá

Páginas: 120

Preço: R$40

Lançamento: 29 de março de 2022, às 19h

Goma Arte e Cultura – Avenida Santa Isabel, 518, Barão Geraldo, Campinas

Entrada gratuita

Exemplares podem ser adquiridos também pelo site www.editorapatua.com.br

(Carta Campinas com informações de divulgação)