No próximo dia 5 de março, sábado, entre às 12h e 17h, o Subsolo – Laboratório de Arte abre a exposição Labirinto com saída para o caos, da artista visual Adriana Conti Melo. A curadoria é de PhD Andrés I. M. Hernández. O espaço está localizado na rua Proença, 1000, em Campinas.

Continuar com essa aventura por quê (2021), Adriana Conti Melo

Labirinto com saída para o caos é uma retrospectiva da carreira da artista, que ocupará todos os espaços expositivos do Subsolo, estruturada em uma única instalação como um labirinto sensorial a partir, sobretudo, das cartografias cromáticas e de formas que se consolidam nas múltiplas modalidades artísticas na exposição.

Essa continuidade se expande pela construção de cada espectador, incluindo a obra da parede externa do Subsolo. Assim, a artista constrói e disponibiliza trilhas que partindo de soluções estritamente particulares colocam as discussões sobre a pintura para além da abstração, ao eleger como proposta para suas obras de arte a própria dúvida sobre o espaço, outras modalidades e o tempo da representação, pontua Hernández.

Nem tudo está sumindo (2013), Adriana Conti Melo

Com as obras de arte da fase das bailarinas, e mulheres formando-se e multiplicando-se etéreas como nuvens (2004 a 2006), é possível acompanhar o percurso investigativo da artista, sobretudo no que as superfícies cromáticas expandidas se referem. Passando pela maleabilidade e abrangência na utilização de suportes e modalidades artísticas contemporâneas – pintura, instalação, livro de artista, impressão digital, gravura, colagem, animação digital, bordado – chega-se a procedimentos recorrentes na produção da artista, como aponta o curador, “até aqueles que incorporam e valorizam o espaço arquitetônico como espaço real imanente provocando uma expansão tridimensional mais evidente e ativando consequentemente o display”.

No espaço do Subsolo, ao ocupar o Projeto Passa 4.5 e o corredor lateral, ambos interligados com as obras de arte expostas internamente como partes indissolúveis de uma única instalação, são exemplos da múltipla trajetória da artista obras como: Se vão pelas frestas na Galeria Contempo, São Paulo (2014); Só me sei onde não sou para o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação de São Caetano do Sul (2014); Nunca me esquecerei deste acontecimento no Museu de Artes – Universidade Federal de Uberlândia (2015) e  As coisas que não têm dimensão são muito importantes, FAMA em Itu (2017).

O mundo está ligado por nós invisíveis (2021), Adriana Conti Melo

Adriana Conti Melo é formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie, com formação complementar em artes a partir de cursos e orientações de Paulo Whitaker, Paulo Pasta, Rodrigo Naves, Marina Saleme, Albano Afonso e Sandra Cinto. Seu currículo conta com diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, e possui obras em coleções públicas e privadas.

Abertura mostra Labirinto com saída para o caos

Data: 5 (sábado) de março de 2022

Horário: das 12h às 17h

Visitação: de 8 de marco a 9 de abril de 2022 – com agendamento pelos celulares: (11) 94965-5722 ou (11) 98259-0966 . Terça a sexta feira das  12h às 17h

Local: Subsolo- Laboratório de Arte – Rua Proença, nº 1000 – Campinas – SP

Obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e manutenção de distanciamento

Faixa etária: livre

Entrada gratuita

(Carta Campinas com informações de divulgação)