Em São Paulo – Até o dia 31 de julho, pode ser vista na Área de Convivência do Sesc Pompeia a exposição “Amazônia – Sebastião Salgado“. Idealizada pela curadora Lélia Wanick Salgado, a mostra traz o resultado de sete anos de imersões fotográficas do artista na Amazônia brasileira, com cerca de 200 imagens.

(Imagem: Sebastião Salgado)

Após passar por Paris, Roma e Londres, a exposição desembarca para sua temporada no Brasil. A mostra imersiva é um mergulho no coração da Amazônia e um convite para ver, ouvir e refletir sobre o futuro da biodiversidade e a urgente necessidade de proteger os povos indígenas e preservar o ecossistema imprescindível para o planeta. “Ao projetar ‘Amazônia’, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, se integrasse com sua exuberante vegetação e com o cotidiano das populações locais”, comenta Lélia.

Feitas por terra, água e ar, as imagens revelam a floresta, os rios, as montanhas e a vida de comunidades indígenas, em uma Amazônia que não cessa de surpreender com a cultura e engenhosidade de seus povos, seus mistérios, sua força e sua incomparável beleza. 

Para Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo, “realizar o debate acerca de temas cruciais para nosso destino enquanto sociedade consiste numa forma de criação de relações de pertencimento e partilha simbólica, propósitos que orientam as ações do Sesc desde sua fundação em 1946”.

Além das mais de 200 fotografias, a mostra exibe sete vídeos com testemunhos de lideranças indígenas sobre a importância da Amazônia e os problemas enfrentados hoje em sua sobrevivência na floresta. “Esta exposição tem o objetivo de alimentar o debate sobre o futuro da floresta amazônica. É algo que deve ser feito com a participação de todos no planeta, junto com as organizações indígenas”, defende Sebastião Salgado.

Indígenas Suruwaha, Estado do Amazonas, Brasil, 2017 (Imagem: Sebastião Salgado)

A exposição apresenta ainda dois espaços com projeções de fotografias. Um deles mostra paisagens florestais musicadas pelo poema sinfônico “Erosão – Origem do Rio Amazonas”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959); a outra revela retratos de populações indígenas, com uma composição especial de Rodolfo Stroeter.

Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:

– Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.

– Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando pelo menos UMA dose (conforme calendário do município).

Recomendamos o uso de máscara.

O uso de máscaras permanece obrigatório nos espaços de atendimento odontológico, ambulatórios e locais de exames dermatológicos.


O acesso às unidades do Sesc está sujeito a legislação municipal referente à COVID-19.

Amazônia – Sebastião Salgado

Curadoria e cenografia: Lélia Wanick Salgado
Até 31 de julho de 2022

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93, Pompeia – São Paulo.
Horário: Terça a sábado, das 10h30 às 21h (com entrada até as 19h30); Domingo e feriado, das 10h30 às 18h (com entrada até as 16h30)
*acesso sujeito à lotação do espaço.
Grátis. Livre

(Carta Campinas com informações de divulgação)