No interior do ser, no ser do interior: um estudo da casa em Teolinda Gersão, de Juliana Belo, está em pré-venda pela Ofícios Terrestres Edições. Link para acessar a página da campanha. A campanha de pré-venda está com várias condições especiais, como frete grátis e diversas recompensas.

Ilustração de Binho Dushinka

O livro – com orelha da profa. Dra. Márcia Manir Miguel Feitosa, prefácio do Dr. Mauro Dunder e pósfácio do professor Dr. Márcio Jean Fialho de Sousa – se debruça sobre a obra, de título marcadamente visual, Paisagem com mulher e mar ao fundo, da escritora portuguesa contemporânea Teolinda Gersão, para pensar questões como autoria, a relação com a casa portuguesa, as tensões entre a casa e o mar e as implicações do eu, suas angústias, dúvidas e incertezas, na paisagem.

Após quarenta anos de vida literária, Teolinda Gersão é uma das principais vozes da ficção portuguesa pós Revolução dos Cravos. Se com a primeira publicação, O silêncio, a autora já destaca dificuldades de diálogos, outros modos de ver o mundo e a dificuldade de ouvir o outro, em Paisagem com mulher e mar ao fundo, seu segundo romance publicado, uma tela vai se abrindo aos olhos do leitor, possibilitando o mergulho numa atmosfera de dúvidas e incertezas, motivadas por descontínuos movimentos e fiapos de pensamentos que se entrecruzam em distintos espaços.

Esse universo é flagrado a partir do olhar da janela para o mundo exterior e a paisagem que havia lá fora. É por meio dessa característica que iniciamos nossa discussão sobre a obra: o olhar da personagem para essa paisagem nos leva a pensar desde o título da obra e todas as implicações que ele possui: Paisagem com mulher e mar ao fundo sugere uma imagem pictórica. Temos uma tela com dois elementos: a mulher e o mar, dando a ideia de harmonia, mas que no desenrolar da obra se mostra uma relação conflituosa, tendo em vista a opressão vivida por Hortense, personagem que luta contra O.S., representação de Oliveira Salazar, ditador fascista que governou Portugal por mais de quatro décadas.

Ilustração de Binho Dushinka

O estudo tem discussões sobre autoria, as representações da casa portuguesa e as tensões entre a casa e o mar, elemento que tradicionalmente se conecta a uma espécie de identidade coletiva.

Juliana Morais Belo é graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. É professora da rede pública de Campinas e da rede privada de Vinhedo. Possui mestrado em Teoria Literária pelo IEL, Unicamp e atualmente é doutoranda do mesmo instituto, onde estuda o autor José Saramago. Esse é o seu primeiro livro. A autora assina um capítulo sobre a escritora Teolinda Gersão no livro Literatura Portuguesa Contemporânea entre Ficções e Poéticas (Appris Editora, 2020), organizado por Penélope Eiko Aragaki Salles, Edimara Lisboa, José Carvalho Vanzelli e Márcio Aurélio Recchia.

(Carta Campinas com informações de divulgação)