Nos dias 11, 12, 18 e 19 de março, sextas e sábados, às 20h, o Teatro do Sesi Amoreiras recebe o espetáculo “Barulho D’Água. A peça, apresentada pela Companhia Nova de Teatro, aborda o drama de refugiados que enfrentam a turbulenta travessia do Mar Mediterrâneo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi, a partir de 7/3, às 12h.  

Barulho D’água, Alexandre Rodrigues (Foto: Henrique Oda)

Baseado no texto do dramaturgo italiano Marco Martinelli, “Barulho D’água” apresenta ao público um único habitante, o “general”, como representação dos serviços das capitais europeias que praticam a “política de acolhimento”. Esse personagem diabólico é, muitas vezes, grotesco, desequilibrado, psicótico, sádico, cínico, fatalista, mas também um simpático porteiro de uma certa ilha dos mortos, que tem a missão de reunir e contar as almas de imigrantes que ali se encontram. 

A tragédia é realizada por meio de um ritual na forma de monólogos, “o general”, “pessoas números”, “Jasmine”, entre outras vozes, que se desdobrarão em sucessivos movimentos. 

O espetáculo tem o protagonista do filme “Cidade de Deus”, Alexandre Rodrigues, como narrador dos momentos impactantes de refugiados africanos que perdem a vida tentando chegar à Europa pelo mar.  

O teatro do Sesi Amoreiras segue os protocolos de segurança, com distanciamento social, uso de máscara obrigatório e álcool em gel disponível no espaço. 

Fundada em 2001, pelo diretor Lenerson Polonini em parceria com a atriz e figurinista Carina Casuscelli, a Companhia Nova de Teatro desenvolve um trabalho de pesquisa contínua a partir da performance, das artes do corpo e do universo das artes visuais. A Companhia Nova de Teatro é aberta e, a cada novo projeto, convida atores, bailarinos e artistas de diversas áreas para colaborarem com suas produções. O teatro multimídia desenvolvido pela companhia procura explorar a tridimensionalidade do palco e a relação da arte com o espaço urbano. 

O programa Viagem Teatral realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. 

Sinopse 

BARULHO D’ ÁGUA narra a história do drama de milhares de refugiados, que, em sua maioria, morrem atravessando o mar Mediterrâneo. A peça é uma forte crítica àqueles que entendem a imigração como uma mercadoria. 

Ficha técnica 

Texto – Marco Martinelli. Direção e tradução – Carina Casuscelli. Provocações e Iluminação – Lenerson Polonini. Atores ¬– Alexandre Rodrigues, Miguel Kalarary, Fábio Mráz e Carina Casuscelli. Vozes – Rosa Freitas. Figurinos – Carina Casuscelli. Trilha sonora- Wilson Sukorski. Vídeos – Alexandre Ferraz. Operação de som – Felipe Moraes. Operação de luz – Verônica Castro. Operação de imagem- Téo Ponciano.  Concepção Espacial e Produção – Carina Casuscelli e Lenerson Polonini (Companhia Nova de Teatro). 

Instagram e Facebook: @cianovadeteatro (COMPANHIA NOVA DE TEATRO) 

YouTube: Companhia Nova de Teatro 

Barulho D’Água’, com a Cia Nova de Teatro

Local: Sesi Amoreiras – Avenida das Amoreiras, 450 – Pq Itália, Campinas/SP

Data e horário: 11,12, 18 e 19 de março

Capacidade: 192 lugares, sendo 8 para cadeirantes 

Duração: 60 minutos 

Classificação indicativa: 16 anos

Gênero: Drama 

Informações: WhatsApp 19-996421499 

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi, a partir de 7/03, às 12h (primeiro fim de semana) e de 14/03, às 12h (segundo fim de semana). O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo. 

(Carta Campinas com informações de divulgação)