Em São Paulo – Durante todas as semanas do mês de março, de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h, a peça “A última sessão de Freud” será apresentada na sede do Itaú Cultural gratuitamente e com acessibilidade na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Do premiado autor norte-americano Mark St. Germain, o espetáculo revive o encontro entre Sigmund Freud, criador da psicanálise e ateu convicto, com C.S. Lewis, escritor e cristão fervoroso.

A temporada da peça A última sessão de Freud durante o mês de março marca a reabertura da Sala Itaú Cultural depois de dois anos sem teatro presencial. O espetáculo, com direção de Elias Andreato e protagonizado pelos atores Odilon Wagner e Claudio Fontana, terá sessões com capacidade da sala readequada para 156 lugares, de acordo com os protocolos sanitários de combate ao coronavírus.

A última sessão de Freud traz o encontro fictício de Sigmund Freud (Odilon Wagner), o pai da psicanálise, e C. S. Lewis (Claudio Fontana), escritor, poeta e crítico literário, no escritório onde Freud desenvolvia sua psicanálise e seus estudos enquanto estava exilado na Inglaterra em plena Segunda Guerra Mundial, no ano de 1939. Os dois pensadores – personalidades influentes no pensamento científico filosófico da sociedade do século XX – debatem o dilema entre ateísmo e crença em Deus. A peça, escrita pelo autor norte-americano Mark St. Germain, é baseada no livro Deus em questão, de Dr. Armand M. Nicholi Jr., e foi premiada como melhor espetáculo off Broadway em 2011.

Além do debate sobre religião, Freud e Lewis conversam sobre o sentido da vida, abordando temas como relações humanas, psicanálise, sexo e morte, usando do humor, da sagacidade e do poder da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. Nesta versão, o diretor Elias Andreato opta por uma encenação que valorize a palavra, construindo as cenas de modo que o texto seja o protagonista e as ideias estejam à frente de qualquer linguagem.

A reserva de ingresso pode ser feita via plataforma INTI. Os ingressos serão disponibilizados semanalmente, conforme o calendário abaixo:

Sessões de 3 a 6 de março (ingressos esgotados)
Reserve seu ingresso a partir de 21 de fevereiro, às 12 horas.

Sessões de 10 a 13 de março
Reserve seu ingresso a partir de 2 de março, às 12 horas.

Sessões de 17 a 20 de março
Reserve seu ingresso a partir de 9 de março, às 12 horas.

Sessões de 24 a 27 de março
Reserve seu ingresso a partir de 16 de março, às 12 horas.

No dia da sessão, é preciso fazer o check-in do ingresso com antecedência de 1h (uma hora) até dez minutos antes do início do evento. Após esse horário, o ingresso não será mais válido. 

Protocolos de segurança

Será necessário apresentar comprovante de vacinação para ingressar na sede do IC: 

– Serão válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal);

– Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina. Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.

– É obrigatório o uso de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a permanência nos ambientes internos do IC.

Veja as demais medidas adotadas.

A última sessão de Freud [com interpretação em Libras]
27 de março de 2022
quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 156 lugares

[classificação indicativa: 12 anos]

Entrada gratuita

Reserve o seu ingresso [a partir de 21 de fevereiro, às 12h, até 10 minutos antes do início do espetáculo]

Ficha técnica
Texto: Mark St. Germain
Tradução: Clarisse Abujamra
Direção: Elias Andreato
Assistente de direção: Raphael Gama
Elenco: Claudio Fontana e Odilon Wagner
Cenário e figurino: Fábio Namatame
Assistente de cenografia: Fernando Passetti
Desenho de luz: André Prado e Gabriel Paiva
Trilha sonora: Raphael Gama
Arte gráfica: Rodolfo Juliani
Fotografia: João Caldas
Coordenador-geral de produção: Ronaldo Diaféria
Direção de produção: Claudia Miranda
Assistente de produção: Marcos Rinaldi
Diretor de palco: Tadeu Tosta
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Produtores associados: Diaféria Produções e Itaporã Comunicação

(Carta Campinas com informações de divulgação)