Online – De 18 de fevereiro a 20 de março de 2022, o Sesc São Paulo e British Council realizam a Mostra Plural de Cinema LGBTQIA+, com seleção de 10 curtas-metragens do Reino Unido que apresentam narrativas plurais, próprias de sociedades democráticas, constituídas por múltiplas formas de existência.

Cena do filme “Balada”, de Amélia Hashemi 

A mostra faz a diversidade sexual e de gênero emergir como lupa para a percepção de impasses de diferentes naturezas, como xenofobia, racismo, transfobia, homofobia, não-aceitação familiar etc. A programação traz obras que descrevem uma jornada pelo Reino Unido: de alastramentos urbanos a paisagens rurais, de coberturas luxuosas a conjuntos habitacionais deteriorados, de igrejas a boates e da opressão e vergonha à libertação, celebração e aceitação. Embora essa jornada não seja fácil, os filmes celebram o longo caminho percorrido, a distância que ainda temos adiante e a importância da liberdade, da inclusão e da garantia de direitos para pessoas LGBTQIA+ em todo o mundo.

Plural é o programa do British Council que celebra a diversidade na criatividade. O objetivo é aumentar a visibilidade e a conscientização das artes e direitos LGBTQIA+, proporcionando um espaço seguro para discussão e promovendo oportunidades para artistas, públicos e organizações dentro e entre redes do Brasil, das Américas e do Reino Unido. A Mostra Plural é composta por filmes dos programas itinerantes Fresh Flare e More Films For Freedom.

Veja AQUI a programação completa da Mostra, com os filmes, sinopses e as datas de exibição.

(Carta Campinas com informações de divulgação)