.Por Roberto Ravagnani.

Nunchi para quem não conhece é uma prática Sul Coreana, muito utilizada e incentivada desde a idade mais tenra das crianças, quase um legado que é passado de pais para filhos e as escolas tem papel importante na disseminação desta prática e depois de ler um pouco sobre o assunto percebi a conexão com o trabalho voluntário.

(imagem couleur – pbl)

O Nunchi, como o trabalho voluntário incentiva o ouvir, em tempos em que cada vez mais estamos preocupados com nosso próprio caminhar, o Nunchi incentiva para que ouçamos o que está a nossa volta e que exista ou promovamos uma sinergia com o que está por perto, fazendo potencializar as boas oportunidades.

O trabalho voluntário como o Nunchi, promove o fazer e não o esperar para que os conflitos ou problemas possam ser resolvidos.

O Nunchi e trabalho voluntário, veem o respeito ao próximo como algo fundamental para nosso crescimento como humanidade.

Ambos consideram todos os seres humanos, aptos a conhecer e realizarem suas premissas, apoia o crescimento etário e emocional e ainda podem ser utilizados no ambiente pessoal e profissional.

Não é para se surpreender com o domínio asiático sobre o mundo, não é uma questão de supremacia racial, mas sim de utilizar o que temos de ferramentas da maneira mais hábil e inteligente. É o velho ditado de se fazer do limão uma limonada. Simples, prático e direto.

As ferramentas estão postas e use-as quem se dispor, o Nunchi ainda não está tão difundido no Brasil, mas o voluntariado tem oportunidades em todos os cantos e recantos deste país, basta abrir os olhos e olhar.

O Nunchi como o voluntariado são seculares, não com estes nomes e formatos, mas estão há muito tempo à nossa disposição, quando nos dispomos a entender verdadeiramente o que foi feito antes de nossa chegada e com a devida atenção percebemos que não chegamos aqui por acaso, houve um grande desenvolvimento, que temos insistido em desmerecer e encobrir, dos nossos ancestrais e agora despontam, pela necessidade, ferramentas nada modernas para tentar minimizar nossos conflitos internos e externos.