.Por Roberto Ravagnani.

Tem uma ideia e não tem recursos para colocar em prática? Já imaginou se colocasse sua ideia em prática para testar e pudesse fazer isso quase sem gastar nada? Imagine se o colocar em prática sua ideia ainda pudesse apoiar uma organização social ou um grupo de pessoas necessitadas, seria bom?

(foto julia m cameron – pxl)

Creio que sua reposta para estas perguntas acima foram sim, mesmo a primeira, sempre temos uma ideia, que julgamos genial, afinal de contas é nossa ideia. Bom alinhe tudo isso e busque uma organização social para fazer isso acontecer, se dispondo a fazer um trabalho voluntário. Esta é a oportunidade que pode faltar para seu empreendimento, um teste.
O trabalho voluntário alinhado aos seus desejos de empreender pode ser um casamento perfeito, dá trabalho pois vai ter que buscar uma organização, apresentar como se fosse para um investidor, provar que pode ser funcional e apresentar os benéficos para todos os envolvidos.
Lógico que alguns produtos serão impossíveis fazer isso, uma loja de cervejas ou de fogos de artificio, entre outros, mas terá que ter bom senso para fazer a sua ideia ter sinergia com um trabalho social para este teste.
Não estou recomendando ou sugerindo fazer testes com pessoas, colocando-as em risco, mas muitos produtos ou serviços podem ser uteis para OSC’s e para seu teste e ambos saem ganhando.
Por outro lado, o trabalho voluntário pode inspirar você para um novo negócio ou carreira, esteja aberto para o desconhecido quando for a um trabalho voluntário, pode ser assim que vai encontrar sua inspiração.
Comigo foi assim, fiz minha transição de carreira por conta do trabalho voluntário e hoje posso dizer que faço a diferença na vida de muitas outras pessoas e isso me faz muito bem. Se inspire, sua nova carreira pode estar mais perto do que imagina.