Ícone do site CartaCampinas

Projeto Oficinas de Música Caipira busca vozes adultas para coral em Joaquim Egídio

Desde 2017, alunos da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, em Joaquim Egídio, distrito de Campinas (SP), podem participar de aulas gratuitas de violão e viola caipira, no contraturno escolar. A oportunidade é oferecida pelo projeto Oficinas de Música Caipira, que conta também com a oficina de Divertimentos Musicais, em que os alunos vivenciam a música através de jogos e atividades que auxiliam o aprendizado dos instrumentos.

(Foto: Geovane Cougo)

Estas três atividades são voltadas exclusivamente para os alunos da escola, mas há também um coral, para vozes de todas as idades, aberto à participação de qualquer interessado, sem necessidade de experiência prévia. Homens e mulheres que desejem cantar podem entrar em contato pelo whatsapp (19) 98155-7774 ou pelo Facebook @oficinasdemusicacaipira. Os ensaios ocorrem às quartas-feiras, às 19h30 e são ministradas pelo professor e regente Jairo Silveira. Além dele, a equipe de professores conta com João Paulo Amaral, professor de viola caipira e coordenador artístico, e Ricardo Matsuda, professor de violão.

O repertório de todo o trabalho é voltado para a valorização da tradição da música caipira de raiz na região. A icônica “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, por exemplo, virou um vídeo reunindo alunos e professores do projeto, com trechos gravados pelos próprios participantes no período de isolamento e aulas virtuais, e trechos gravados após o retorno das aulas presenciais, no fim de 2021. O vídeo está disponível neste link: https://youtu.be/jH-2neWdioI

O projeto Oficinas de Música Caipira é uma idealização da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura, que desde 1999 presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile