Depois de dois anos com cursos online, o Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi Campinas volta a trabalhar com cursos presenciais de iniciação teatral. As inscrições podem ser realizadas na secretaria do Sesi Amoreiras, com horário agendado, de 14 a 24 de fevereiro. Para o módulo Encenação (curso anual), a inscrição para seletiva é online.  

(Foto: Divulgação – NAC Campinas)

Os alunos terão a oportunidade de vivenciar as aulas no palco do Teatro do Sesi Amoreiras e no final do curso apresentar o resultado a parentes e amigos. As vagas remanescentes ficam liberadas até o preenchimento da turma. 

O curso semestral é voltado para alunos a partir de 15 anos que queiram entrar em contato com o universo do teatro. A carga horária é de 30 horas, com um encontro semanal ao longo do semestre.  

Com o diferencial de participar do processo de uma montagem teatral e apresentar o espetáculo no projeto Cena Livre, no final do curso, o curso anual é destinado a jovens e adultos com mais de 18 anos, que queiram se aprimorar no estudo das artes cênicas. Também conhecida como Módulo Encenação, esta modalidade tem carga horária de 200 horas, com duas aulas semanais.  

O início das aulas dos cursos semestrais está previsto para o dia 8 de março. A seleção do curso anual acontece em março, com início do curso em abril. As inscrições para a seleção podem ser realizadas online aqui. Os inscritos serão contatados para participar da seleção. 

Os NACs realizam atividades gratuitas de formação artística, visando melhorar a qualidade de vida dos participantes e estimular processos de aprendizagem teatral por meio da prática e da experimentação cênica. Em 2021, o NAC de Campinas teve o desafio da montagem teatral online, que resultou no espetáculo “Nem melhor nem pior na mesma”, que o público teve oportunidade de assistir nos telões do teatro e na internet.   

Criado em 1987, o Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP, vem sendo desenvolvido de maneira ininterrupta e ocupa atualmente 5 unidades por todo o Estado de São Paulo, sendo elas Campinas Amoreiras, Itapetininga, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Os cursos oferecidos gratuitamente pelos NACs proporcionam a vivência da prática teatral para pessoas de diversas idades, que tenham ou não algum conhecimento sobre as artes cênicas.  

As atividades do Sesi Campinas seguem todos os protocolos de prevenção à Covid 19. 

Confira a disponibilidade de cursos:  

Iniciação Teatral – 15 a 17 anos 

Terças, das 15h às 17h. 

Iniciação Teatral – acima de 18 anos- Tarde 

Quarta, das 15h às 17h. 

Iniciação Teatral – acima de 18 anos- Noite 

Terças, das 19h às 21h. 

Curso de Encenação- Montagem Teatral 

Segundas e quartas das 19h às 22h

Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP 2022 

Cursos semestrais 

Inscrições: de 14 a 24 de fevereiro  

Inscrições presenciais na Secretaria Única da unidade, com horário agendado.  

Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de endereço. Para alunos menores de 18 anos, a inscrição é realizada pelo responsável.  

Curso Anual ou Módulo Encenação 

Processo seletivo 

Inscrições online no Forms: de 14 de fevereiro a 7 de março  

Processo Seletivo dias 21,23, 28 e 30 de março 

Para os cursos de teatro será obrigatório o uso de máscaras, o respeito ao distanciamento social e a unidade disponibilizará álcool em gel no local.  

(Carta Campinas com informações de divulgação)