Em São Paulo – A instalação inédita O condensador de futuros, da artista Lais Myrrha (Belo Horizonte, 1974) pode ser vista até o dia 21 de fevereiro de 2022 na Pinacoteca de São Paulo, mais especificamente, no espaço central do museu – o Octógono.

Com curadoria de Ana Maria Maia, o trabalho é constituído de uma grande estrutura côncava que o visitante, ao adentrar, poderá encarar de maneiras diversas: abrigo, armadilha, nave, fundo infinito, entre outros significados. A programação faz parte do Projeto Octógono Arte Contemporânea que comissiona obras site especific para o local desde 2003.

(Foto: Levi Fanan – Pinacoteca de São Paulo)

Devido às suas dimensões e forma côncava, a estrutura provoca modificações no próprio espaço do Octógono, ao encobrir a visualização do seu famoso teto com janelas, tornando também impossível ter uma visão panorâmica da obra a partir do segundo andar. O condensador de futuros é uma espécie de enigma que deve ser desbravado internamente.

O trabalho de Lais Myrrha é marcado por reflexões sobre os territórios, a história, a memória e a política. Ao fazer alusão à arquitetura moderna, em Brasília, a artista procura compreender como as construções célebres, neste caso uma referência a uma das obras de Oscar Niemeyer, podem influenciar no imaginário público e na memória coletiva.

(Foto: Levi Fanan – Pinacoteca de São Paulo)

Criado em 2003, o projeto Octógono Arte Contemporânea ocupa um espaço importante na Pinacoteca, apresentando produções de arte contemporânea comissionadas pelo museu. Ao longo desses 18 anos, o projeto apresentou cerca de 40 sites specifics de artistas brasileiros e estrangeiros, entre eles já passaram pelo projeto nomes como Ana Maria Tavares, André Komatsu, Artur Lescher, Carla Zaccagnini, Carlito Carvalhosa, Joana Vasconcelos, João Loureiro, José Spaniol, Laura Vinci, Laura Lima, Regina Silveira, Rubens Mano, Jorge Pardo, entre outros. Desde o seu surgimento, debates sistemáticos sobre a produção e ideias que conformam a contemporaneidade nas artes visuais foram realizados.

O condensador de futuros

Artista: Lais Myrrha

Curadoria: Ana Maria Maia

De 04.12.21 a 21.02.22

Octógono da Pinacoteca de São Paulo
Ingressos com reserva de horário aqui.

Edifício Pina Luz
Praça da Luz 2, São Paulo, SP

(Carta Campinas com informações de divulgação)