‘Ser Voluntário’ exige conhecimento

.Por Roberto Ravagnani.

Hoje, vou apresentar a vocês, principalmente para quem trabalha com voluntários, e para aqueles que ainda não investem nesta área, minhas 10 principais resoluções para trabalhar o voluntariado em uma organização social em 2022 para ajudá-lo a ter sucesso. Nada é mais importante do que sua resolução para o novo ano que se inicia. Boa leitura …

(foto shane rounce – upl)
  1. Crie a Prática Semanal de Gratidão: Todas as semanas, durante 10 minutos, concentre-se na gratidão, espalhando isso para seu grupo de voluntários, pense em como podemos ser 30% mais alegre e grato ao trabalho que eles desenvolvem.
  2. Deixe que os voluntários saibam o quanto sua organização as valoriza: Quem são as pessoas que ajudam suas organizações e que deveríamos ser mais gratos? Diga a eles o quanto você os aprecia! Afinal, “a vida é com quem você vive”.
  3. Duplique a paixão:  a paixão pessoal é a maior vocação … o desafio pelo qual esses voluntários estão apaixonados é a visão que eles têm do trabalho que desenvolvem na organização. É também o combustível emocional de que precisam para continuar enfrentando adversidades inevitáveis.
  4. Desenvolva um Objetivo Transformativo: Um OT é uma declaração clara e sucinta que orienta, capacita e ajuda a decidir o que fazer – bem como o que não fazer. O OT pode ser: “Para inspirar e orientar os voluntários a criar um futuro promissor, atraente e abundante para a humanidade.”
  5. Decidir-se a não mais se ressentir de oportunidades não desenvolvidas: Em um mundo de abundância cada vez maior, o futuro reserva muito mais oportunidades estimulantes, gratificantes e lucrativas para serem perseguidas. Não se arrependa do passado, crie as oportunidades agora para o voluntariado em sua organização, certamente ela terá um futuro abundante.
  6. Ofereça uma “Dieta da Mídia”: mostre aos seus voluntários que existe muita coisa além da CNN, FOX, TikTok etc. Mostre que a maioria das notícias destes canais são tendenciosas. É possível garimpar informações mais uteis, divertidas, construtivas em outros meios. Este único passo pode melhorar o humor em 10 vezes.
  7. Forneça conteúdo otimista / positivo para o futuro: Há uma tonelada de descobertas incríveis ajudando a criar um mundo de compaixão acontecendo o tempo todo. Mas os voluntários só saberão se forem informados, pois naturalmente eles nunca saberiam disso pelo fluxo constante de negatividade da maioria dos veículos de notícias. Considere encontrar e informar fontes de mídia que ofereçam percepções positivas e otimistas.
  8. Adote o incentivo baseado em dados: os voluntários precisam saber através de dados os resultados de seu tempo empregado nesta organização. Que experiências poderão ser realizadas

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

4 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

4 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

4 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

4 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago