.Por Roberto Ravagnani.

Em muito mudou o trabalho voluntário nos últimos dois anos, anos que estamos em pandemia, cuidados sanitários, isolamento social, impossibilidade de reuniões de grupos e uma serie de outras limitações impostas pelas incertezas que esta nova doença trouxe para todos no mundo

O voluntariado teve que se adaptar, reduziu suas atividades presenciais e só manteve aquelas consideradas fundamentais, outras atividades foram simplesmente suspensas, aquelas possíveis se transformaram em virtuais e outras foram criadas. Em 2022 teremos um gradativo retorno às atividades presenciais, mas o trabalho virtual será mantido e fortalecido, com o incremento de novas tecnologias e possibilidades. As OSC’s também tiveram que se adaptar rapidamente pois caso contrário, muitas teriam fechados em definitivo suas atividades.

As que não conseguiram se adaptar, por falta de recursos ou por falta de criatividade, em 2022 está fadada a trabalhar dobrado para tentar recuperar o espaço perdido, ou repensar sua forma de ação ou ainda fechar seus atendimentos definitivamente.

Triste, mas realista, todas terão que se adaptar ao novo mundo, muito tecnológico, mas ainda possível. Trabalhar com voluntários se torna uma alternativa ainda mais importante e viável, tanto do ponto de vista técnico como do econômico. Um voluntário pode gerar uma grande economia as OSC’s, não somente com seu tempo de trabalho mas principalmente com suas expertises diferenciadas que podem trazer para as OSC’s e com o trabalho remoto, podem atrair os mais diversos perfis e agora indiferente de sua localidade física, portanto a gestão de voluntários passa a ter novos desafios, mas quando vencidos, serão recompensadores para as organizações que não tiverem medo e/ou receio de intervir de forma mais enfática no voluntariado, agora sem barreiras.

Lógico que o voluntário local e presencial deve ser incentivado, assim que houver condições sanitárias para tal, pois ele sempre será uma grande ferramenta de envolvimento da comunidade bem como desenvolvimento das pessoas e das organizações.