Em São Paulo – A Pinacoteca de São Paulo celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna apresentando a exposição “Modernismo. Destaques do acervo”, de 22 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022. A programação também faz parte das celebrações dos 468 anos da capital paulista e da Agenda Tarsila.

Tarsila do Amaral, São Paulo (Imagem: Isabella Matheus)

Quem visitar o edifício Pinacoteca Luz, poderá reconhecer, entre as mais de 1000 obras espalhadas pelas 19 salas que compõem a mostra Pinacoteca: Acervo, 134 trabalhos de autoria de artistas ligados ao modernismo. Esses estarão identificados com um selo. Dentre essas obras, uma estava presente na exposição histórica da Semana de 1922 que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, a pintura Amigos, de Di Cavalcanti (Sala 16).  

Nesta programação, também se destacam da mesma geração de modernistas, as obras: Antropofagia, Tarsila do Amaral (sala 6); Auto-retrato, Victor Brecheret (sala1); Bananal, Lasar Segall (sala 19); Casal na varanda, Cícero Dias (sala 16); Dois Irmãos, Ismael Nery (sala 15); Portadora de Perfume, de Victor Brecheret (átrio de esculturas); Retrato Gofredo Silva Telles, Lasar Segall (sala 16); São Paulo, Tarsila do Amaral (sala 10).

AGENDA TARSILA – Modernismo. Destaques do acervo faz parte da programação da Agenda Tarsila, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que reúne eventos comemorativos, conteúdos inéditos com informações, história, curiosidades e entrevistas sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, considerada um dos marcos mais importantes da cultura brasileira.

Modernismo. Destaques do acervo

Período: 22 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022

De quarta a segunda, das 10h às 18h
Ingressos com vendas pelo site neste link.
Aos sábados, a entrada é gratuita e pode ser reservada com antecedência pelo site.
Edifício Pina Luz
Praça da Luz 2, São Paulo, SP

(Carta Campinas com informações de divulgação)