Ícone do site CartaCampinas

Uma cápsula do tempo: Cia 22:22 de Teatro e Dança lança mural com vídeo-cartas de jovens sobre arte e futuro

Quase uma centena de vídeo-cartas foram enviadas por alunos e professores do 9ª ano, do ensino médio e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) que participaram de um projeto realizado virtualmente ao longo de 2021 em oito escolas de Campinas (SP), a maioria da rede pública de ensino, e que estarão disponíveis em uma página do site do Curso Livre de Teatro da Cia 22:22 de Teatro e Dança.

(Imagem: Divulgação)

Ao longo do ano, o espetáculo de teatro digital “Biedermann e os Incendiários”, do dramaturgo suíço Max Frisch, foi exibido para os alunos e professores participantes do projeto. A peça online foi produzida pela Cia 22:22, como conclusão do curso livre de teatro. Os atores e equipe deste espetáculo foram convidados a gravar vídeo-cartas falando sobre o papel da arte em suas vidas e como ela se entrelaça com suas profissões (como são alunos do curso livre, a grande maioria têm outras profissões e concilia os estudos e prática teatral com outras atividades). Essas 14 vídeo-cartas foram enviadas aos alunos que também tiveram a oportunidade de participar de um encontro on-line com os artistas para aprofundar as reflexões sobre aspectos profissionais relacionados aos artistas e fazedores de cultura no Brasil.

Concluindo o projeto, estudantes e professores foram convidados a gravar suas vídeo-cartas e são esses vídeos que estarão disponíveis no mural virtual, como um memorial do projeto, ou uma cápsula de tempo, como explica o coordenador geral do projeto, Eduardo Brasil. “São muitos adolescentes registrando nesse momento o que eles esperam estar fazendo no futuro, compartilhando a visão deles sobre a arte e as expectativas sobre as futuras profissões”.

Todas as 93 vídeo-cartas, produzidas pelos artistas, alunos e professores ficarão disponíveis permanentemente no site do Curso Livre de Teatro da Cia 22:22. 

Esta ação foi realizada com recursos da Lei Federal 14.017, de 29 de Junho de 2020 – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, na categoria Ações em Rede, pelo município de Campinas.

Mural de vídeo-cartas 

Vídeo-cartas disponíveis em: https://www.cursolivredeteatro.com/

Classificação indicativa: a partir de 14 anos.

Ficha técnica:

Direção, produção executiva e coordenação geral

Eduardo Brasil

Direção 

Ana Clara Amaral 

Produção Executiva e Gestão Financeira

Wannyse Zivko 

Gestão de mídias digitais

Gustavo Xella

Identidade Visual

Marina Faria 

Assessoria de imprensa

Cecília Gomes 

Agente Cultural

Matheus Fantini (advogado) 

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile