.Por Roberto Ravagnani.

Natal, final de ano, começo dos novos planos, tudo novo, ou quase. Antes de mais nada desejo a você e sua família um 2022 de transformação, em todos os sentidos, do pessoal ao profissional, mas principalmente na questão social.

(foto liza summer – pxl)

Por ser um “rato” de informações sobre voluntariado, sempre leio tudo o que consigo encontrar e no meio do caminho sempre, praticamente todos os dias me deparo com matérias ou informes que atrelam o voluntariado às doações.
E isso me provoca sempre um certo incomodo, é lógico que entendo o voluntariado como doação de tempo e algumas vezes talento. Mas não é incomum e em tempos de pandemia isto se acentuou muito, o trabalho voluntário sendo íntimo demais de doções de materiais e dinheiro, ou como doadores diretos ou como ferramenta para buscar estas doações.
Qual o problema disso? Nenhum, desde que isso ficasse mais claro, pois à primeira vista de quem está chegando a este universo, parece que voluntário só faz isso, corre atrás de doações e doadores. Mais uma vez pode ser isto também, mas não é só isso.
Eu insisto em sempre ter uma relação e uma divulgação clara sobre trabalho voluntário, para que não exista dúvidas e não passemos uma ideia errônea sobre a atuação, principalmente para não fazer com que futuros candidatos corram do trabalho voluntário.
Em recente pesquisa do Itaú Social e Datafolha, diz que 71% dos brasileiros têm interesse me fazer trabalho voluntário. Isto posto resta uma pergunta, por que só temos 13% fazendo?
Eu acredito que a falta de informação ou a informação passada de forma equivocada tem grande responsabilidade nestes índices. Portanto compete a nós que trabalhamos com o voluntariado fazer com que a informação possa ser transferida de forma mais correta possível e desvincularmos o papel de “pedinte” do voluntariado (Atenção – não estou desmerecendo a função ou menosprezando as necessidades), mas atrelar o voluntariado a doações pode afastar muitos dos candidatos ao trabalho voluntário em todas as causas. Lembre-se o voluntário pode ser uma grande joia na organização social, com seu tempo e talento.