Considerado o maior evento de filmes franceses fora da França, o Festival Varilux de Cinema Francês chega a sua 12ª edição. Em Campinas, o festival pode ser acompanhado exclusivamente no Cinépolis Galleria Shopping, até 8 de dezembro.

Na programação, dois clássicos e 17 longas-metragens inéditos e recentes, entre premiados e participantes de festivais internacionais. Entre os homenageados do ano está Jean-Paul Belmondo, ícone do cinema mundial falecido em setembro último.

“Delicioso”

Os longas-metragens formam uma seleção com gêneros e temáticas variadas, estreladas por astros e jovens talentos, além de diretores novos e consagrados. Na programação, estão obras premiadas e participantes de festivais como Cannes, Toronto, Veneza e San Sebastian. François Ozon (“Está Tudo Bem”), presença recorrente no Varilux; Xavier Giannoli (“Ilusões Perdidas”); Emmanuelle Bercot (“Enquanto Vivo”); Laurent Cantet (“@Arthur Rambo – Ódio nas Redes”); Albert Dupontel (“Adeus, Idiotas”); Julia Ducournau (“Titane”) e Jacques Audaiard (“Paris, 13 Distrito’) são alguns dos diretores desta edição. Astros e estrelas como Catherine Deneuve, Sophie Marceau, Virginie Efira, Jérémie Renier, Pierre Niney, Pio Marmai e jovens nomes como Noémie Merlant, Benjamin Voisin, Sami Outalbali e Rabah Naït também estarão presentes com seus últimos filmes.

O Cinépolis está localizado no primeiro piso do Galleria Shopping. Para conferir a programação basta acessar o site do festival (https://variluxcinefrances.com/2021/cidade/campinas-sp/) ou da rede Cinépolis (www.cinepolis.com.br).

“Adeus”

A edição 2021 traz dois filmes memoráveis da cinematografia francesa para compor os clássicos homenageados da mostra. São eles: “O Magnífico” e “As coisas da Vida”. A comédia “O Magnífico”, de 1973, é dirigida por Philippe de Broca, e conta com Jean Paul Belmondo no papel principal, além de Jaqueline Bisset, Vittorio Caprioli e Jean Lefebvre. “As Coisas da Vida”, de 1970, é um drama romântico dirigido por Claude Sautet e com Michel Piccoli, Romy Schneider, Lea Massari e Jean Bouise nos papéis principais.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, como é o caso da parceria em Campinas; a Embaixada da França no Brasil; as empresas Club Med, Air France, Fairmont e Ingresso.com; as distribuidoras dos filmes desta edição Bonfilm, California Filmes, Mares Filmes, PlayArte, Synapse e Vitrine Filmes; e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

(Carta Campinas com informações de divulgação)