Em SP e online – A Oficina Cultural Alfredo Volpi, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, recebe, até o próximo dia 11 de dezembro, a instalação “Raízes – Ewè Ewè, sem folha não tem essência” e a exposição “A tradição nunca se acaba”, ambas dedicadas aos saberes da cultura afro-brasileira.

Exposição A tradição nunca se acaba (Foto: Equipe OC Alfredo Volpi)

Na instalação “Raízes – Ewè Ewè, sem folha não tem essência”, da artista Mãe Bel Obaluãnge, o público poderá entender a relação entre o culto ao Orixá e a natureza por meio das obras apresentadas. Orixá é ar, fogo, água e terra. Orixá vem das raízes. Cada Orixá tem a folha que lhe representa e que carrega sua essência, a qual equilibra os caminhos dos seus filhos. As raízes de Iroko, as folhas de Ossayn e os ventos de Oyá, que espalham as sementes, serão também elementos presentes.

A instalação entrou em cartaz no dia 16 de novembro na Oficina Cultural Alfredo Volpi e pode ser visitada de terça a sexta, das 11h às 17h. A instalação também está disponível para visitação virtual por meio do site Mais Cultura .

Já a exposição “A tradição nunca se acaba” mergulha no universo das manifestações tradicionais populares de origem africana presentes neste território por meio da tecnologia ancestral do bordado. Através dessa experiência manual e visual inspirada pelas oralidades, corporeidades, sonoridades e outras poéticas abordadas, os artistas produziram estandartes poéticos bordados à mão, cuja proposta estética-poética e política é contribuir para o reconhecimento e valorização das Mestras e Mestres de diversas formas de manifestação.

INSTALAÇÃO RAÍZES – EWÈ EWÈ, SEM FOLHA NÃO TEM ESSÊNCIA (Foto: Divulgação)

A exposição, que tem inspiração na trajetória da Mestra Solange Camargo, fundadora do Grupo de Dança Afro Babalotim, referência em culturas tradicionais negras na Zona Leste de SP há mais de 30 anos, é resultado da Oficina Entre’Linhas e En’Cantos – Bordando Ancestralidades, ministrada por Queila Rodrigues na Oficina Cultural Alfredo Volpi.

Até o dia 11 de dezembro, interessados poderão visitar a exposição de forma presencial ou virtual , de terça a sexta, das 11h às 17h.

Oficina Cultural Alfredo Volpi
INSTALAÇÃO: “RAÍZES – EWÈ EWÈ, SEM FOLHA NÃO TEM ESSÊNCIA”
Artista: Bel Obaluânge
Presencial em cartaz: Até 11 de dezembro – Terça a Sexta – 11h às 17h
Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi – Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP
Exposição On-line: Até 11/12 | disponível para acessar no site Mais Cultura.

EXPOSIÇÃO: “A Tradição Nunca se Acaba”
Artista: Oficina Entre’Linhas e En’Cantos – Bordando Ancestralidades, ministrada por Queila Rodrigues na Oficina Cultural Alfredo Volpi
Participação especial: Mestra Solange Camargo
Presencial em cartaz: Até 11 de dezembro – Terça a Sexta – 11 às 17h
Exposição On-line: Até 11/12 | disponível para acessar no site Mais Cultura.

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180
Horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 11h às 17h. (Permanência máxima de 45 minutos). Para agendar sua visita entre em contato, com o mínimo de antecedência de 24h, através do WhatsApp: (11) 2205-5180. Mais detalhes sobre os protocolos podem ser conferidos no site .
Acessibilidade: Elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.
Programação gratuita.
Saiba mais no site do programa Oficinas Culturais .
Parte da programação é mantida de forma virtual. Confira no hotsite +Cultura

(Carta Campinas com informações de divulgação)