Em São Paulo – Com curadoria de Eduardo Besen, a exposição “Gravura, Tinta, Carne e Unha” reúne gravuras baseadas em múltiplos conceitos no Anexo LONA Galeria, em São Paulo, até o próximo dia 27 de novembro. A mostra reúne três artistas da galeria Gravura Brasileira com poéticas e técnicas diferentes e fica aberta ao público de quarta a sábado para visitação presencial (mediante agendamento e seguindo os protocolos de segurança) ou virtual.

Francisco Maringelli, xilogravura sobre papel chinês, 2020 (Imagem: Divulgação)

Cláudio Caropreso, Francisco Maringelli e Renata Basile trazem para o centro histórico da capital paulista trabalhos que mostram a diversidade de suas obras. Os artistas utilizam técnicas diferentes para expor suas provocações: Cláudio trabalha a destruição e a reconstrução a partir da colagem de imagens e textos; Francisco transita entre o cômico e o crítico com traços expressionistas; e Renata compõe padrões geométricos em chapas de metal, explorando a dimensão e o espaço.

Renata Basile, sem titulo, gravura em metal, duas matrizes, 2021

O curador de “Gravura, Tinta, Carne e Unha” e diretor da galeria Gravura Brasileira, Eduardo Besen, conta que os artistas foram selecionados graças à diversidade de suas obras. “Gravuras em metal, xilogravuras e gravuras em relevo são trabalhos diferentes, mas que se conectam de alguma forma. A ideia é provocar a reflexão a partir de imagens múltiplas mas que, ao mesmo tempo, são únicas”, afirma.

Claudio Caropreso, Monalisa, gravura em relevo e estencil sobre papel, tiragem 13, 2021 

“Gravura, Tinta, Carne e Unha” fica aberta ao público no Anexo LONA, no centro de São Paulo, sempre das 13h às 18h, e o agendamento pode ser feito pelo WhatsApp. O espaço segue as recomendações das autoridades de saúde com distanciamento social, álcool em gel e uso obrigatório de máscara.

Exposição “Gravura, Tinta, Carne e Unha

Curadoria: Eduardo Besen

Coordenação: Duilio Ferronato

Data: até 27 de novembro de 2021

Local: Anexo LONA

R. São Bento, 181 – 1º. Andar – Centro, São Paulo

Horário: presencial das 13h às 18h, mediante agendamento

Agendamento: WhatsApp (11) 99403-0023

Técnicas: gravuras em metal, xilogravuras e gravuras em relevo

Entrada gratuita

(Carta Campinas com informações de divulgação)