Em São Paulo – Pode ser vista até o dia 30 de janeiro de 2022, a exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros no Instituto Moreira Salles (IMS)-Paulista. A exposição, com curadoria de Hélio Menezes e Raquel Barreto, tem entrada gratuita e é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de despejo, em agosto de 1960. Tem como objetivo apresentar sua produção autoral que incluiu a publicação, em vida, de outras obras. Além de destacar suas incursões como compositora, cantora, artista circense. Uma multiartista.

Carolina Maria de Jesus em 1960, em foto para a revista O Cruzeiro. Fotos: Henri Ballot / Revista O Cruzeiro

Protagonista importante da história do Brasil, embora invisibilizada muitas vezes, Carolina tem um papel particularmente significativo para a história da população negra brasileira. A exposição apresenta a autora como uma intérprete imprescindível para compreender o país.

Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento (MG), em 1914, e faleceu em São Paulo (SP), em 1977. Enveredou por vários gêneros literários – romance, poesia, teatro, provérbios, autobiografia, contos. No entanto, é mais conhecida pela escrita de diários, o que rendeu o seu livro de maior êxito comercial, Quarto de despejo. Sucesso editorial que pode ser medido pela sua tradução imediata para 13 línguas.

O acervo de Literatura do Instituto Moreira Salles tem sob seus cuidados dois manuscritos de Carolina Maria de Jesus – intitulados Um Brasil para os Brasileiros – e seu disco com composições próprias, também chamado Quarto de Despejo. Eis o ponto de envolvimento e de partida do IMS na elaboração da ideia.

Esta exposição tem curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, com a colaboração de uma equipe externa e autônoma ao IMS na elaboração do projeto. A pesquisa literária nos manuscritos inéditos da escritora é feita pela doutora em letras Fernanda Miranda.

Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros é resultado de um enorme esforço para destacar a grandeza da escritora e apresentar Carolina Maria de Jesus como convém: mulher negra e artista emancipada, símbolo de resistência e de luta política e cultural para o país.

Curadoria
Hélio Menezes e Raquel Barreto
Assistência de curadoria
Luciara Ribeiro
Pesquisa de literatura
Fernanda Miranda
Pesquisa de cinema e audiovisual
Bruno Galindo
Projeto Expográfico
Isabel Xavier
Projeto Gráfico
Estúdio Daó
Online
expocarolinamariadejesus.ims.com.br
#CarolinaNoIMS

Entrada gratuita, com agendamento prévio.
25/9/2021 a 30/1/2022

Terça a sexta, das 12h às 19h.
Sábados, domingos e feriados (exceto segundas), das 10h às 19h.
Última entrada às 18h.
Tempo máximo de permanência em cada visita: 2 horas
O centro cultural funcionará com capacidade reduzida, para que o distanciamento seja respeitado.

Informações sobre agendamento
Os lotes de ingressos serão lançados sempre às quintas-feiras, às 12h.

Mais informações pelo site do IMS-Paulista.

IMS Paulista
Térreo, 5º, 8º e 9º andar, além de obras na Avenida Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

(Carta Caminas com informações de divulgação)