A terceira edição do Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual será realizada entre os dias 6 e 17 de outubro. O evento é dedicado a filmes produzidos por mulheres com o objetivo de promover mais representatividade e diversidade na frente e atrás das câmeras.

Com o tema ‘Inspirar para Respirar’, a mostra traz uma homenagem à diretora Lucia Murat, personagem fundamental da história do cinema brasileiro.

Um dos destaques do evento é o painel Parcerias Criativas: Estudo de caso do filme Medusa, com a diretora Anita Rocha Silveira e a produtora Vania Catani, mediado pela apresentadora Renata Boldrini. O debate vai ao ar no canal do Telecine no YouTube no dia 7 de outubro, às 19h.

Cena do filme “Medusa”

Outro destaque do Cabíria Festival é a exibição do filme inédito Ana. Sem Título, que ficará disponível durante 24 horas no streaming do Telecine no dia 16 de outubro. A diretora do longa, Lucia Murat, homenageada do evento, participa de um debate no canal do YouTube do Telecine, ao vivo, no dia 17 de outubro, às 19h, mediado pela jornalista Flávia Guerra.

A mostra gratuita, que será disponibilizada por meio da plataforma Videocamp, traz uma programação de curtas e longa-metragens com o propósito de provocar reflexões e impulsionar talentos, reunindo títulos como: “Que Bom Te Ver Viva”, que aborda a tortura durante o período de ditadura no Brasil, mostrando como suas vítimas sobreviveram e como encaram aqueles anos de violência duas décadas depois; “Limiar”, documentário autobiográfico realizado por uma mãe que registra a transição de gênero de seu filho adolescente; e “A memória que me contam”, drama irônico sobre utopias derrotadas, terrorismo, comportamento sexual e a construção de um mito.

O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, tem foco na difusão de obras realizadas por mulheres e mobiliza uma rede de cineastas e produtores de conteúdos em geral, para somar ao debate e ações em prol à igualdade de gênero e diversidade no audiovisual. O evento é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 contribui para a visibilidade de roteiristas mulheres.

Em sua programação, gratuita, o festival promove mostra de filmes e encontros, com convidadas nacionais e internacionais, formados por debates, masterclass, estudos de caso, mesas, painéis e oficinas, além do Cabíria LAB, ambiente de desenvolvimento de roteiros e impulsionamento de talentos femininos do audiovisual. Um grande encontro entre público, cadeia produtiva e cineastas para promover maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras.

O festival é realizado pela Laranjeiras Filmes e Ipê Rosa Produções.

Mais informações e a programação completa do Cabíria Festival podem ser vistas pelo SITE e nas redes sociais do evento (Instagram Facebook ).

(Carta Campinas com informações de divulgação)