Em São Paulo – Ocupação Olhares Inspirados: Raquel Trindade, Rainha Kambinda pode ser vista no Sesc 24 de Maio até o dia 12 de dezembro de 2021. A mostra se estabelece em torno da influência social e cultural de Raquel Trindade (1936-2018), a partir de sua trajetória de vida e obra, tomados como elementos disparadores para novas criações artísticas.

A ocupação homenageia a Rainha Kambinda (como era conhecida Raquel) e faz articulações sobre sua trajetória e legado artístico. A mostra conta com um núcleo central dedicado a ela, com pesquisa da curadora, artista, educadora, doutora em Artes Visuais e professora Renata Felinto, trazendo, além de obras, objetos pessoais da griot – guardiã de saberes ancestrais africanos – e multiartista, que se estabeleceu em Embu das Artes, região metropolitana de São Paulo, dedicando-se ao universo artístico afro-brasileiro até o ano de sua morte, em 2018.

Obra Raquel Trindade (Foto: Alexandre Nunis)

Os outros núcleos da ocupação, no formato “trabalho em processo”, serão compostos por obras inéditas de até onze artistas negras e afro-indígenas da cidade de São Paulo que reinterpretam, a partir de diferentes linguagens, aspectos presentes na vida e obra de Raquel Trindade, que foi também educadora, escritora, coreógrafa e artista plástica, fundadora da Nação Kambinda de Maracatu (entre outros diversos grupos de dança dentro e fora do estado de São Paulo) e mantenedora do Teatro Popular Solano Trindade (Embu das Artes-SP).

Entre as convidadas, para construção das obras e performances durante todo período de ocupação, estão Aline Bispo – artista que busca inspiração em temas como os aspectos nada pacíficos da miscigenação brasileira, gênero, sincretismos religiosos e étnicos, explorados através de ilustrações, pinturas e fotografia, trazendo aspectos de sua pesquisa em performance, e Nenesurreal – artista grafiteira, artesã, educadora social, escultora, pintora e empreendedora, com várias facetas pautadas pela pesquisa e valorização da estética da mulher negra e da luta feminista.

A ocupação contará também com trabalhos de performers, como Aretha Sadick e Charlene Bicalho, multiartistas gráficas, e da street art, como Bianca Foratori, Soberana Ziza, Eve Queiróz e Ione Maria, além da fotógrafa e videoartista Daisy Serena e Patricia Gonzalez, representante da geração de artistas que conviveram com Raquel. Outro destaque é a obra em vídeo poético de Maria Trindade, neta de Raquel Trindade, que trata do Axexê, ritual fúnebre de passagem de sua avó.

Tudo que não cabe em outro lugar, Aline Bispo (Foto: Alberto Cerri)

A mostra oferece ao público um microcosmo de experiências estéticas a partir de uma personagem central e busca elaborar uma paisagem da produção contemporânea realizada por essas mulheres e suas diferentes abordagens artísticas, em processo de criação. O processo de realização dessas obras também poderá ser acompanhado pelo público em visitas afetivas agendadas previamente, em uma dinâmica de visitação que inclui bate-papos no espaço expositivo, em clima de ateliê, em que as artistas evidenciam seus processos criativos.

Atividades em ambiente virtual nas plataformas e redes sociais do Sesc 24 de Maio seguem até o final da mostra. Serão oferecidas ações educativas e artísticas, com arte-educadoras/es, dançarinas/os, pesquisadoras/es, cineastas e roteiristas que estão em constante diálogo com a produção artística afro-brasileira, produzindo reflexão a respeito da vida, da obra e do legado de Raquel Trindade.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc em São Paulo, com a Ocupação Olhares Inspirados: Raquel Trindade, Rainha Kambinda, o Sesc comemora o trabalho e a biografia de profundo relevo dessa artista e ativista afro-cultural. A ocupação invoca a lembrança da multiartista pernambucana ao convidar artistas mulheres negras, representantes de diversas idades, orientações e identidades de gênero, para desenvolver obras tematizadas no legado artístico e humano de Trindade.

Raquel Trindade (Foto: Isabella Matheus)

Ocupação Olhares Inspirados: Raquel Trindade, Rainha Kambinda
Local: Sesc 24 de Maio – 5º andar
Abertura virtual: 15 de outubro, 19h, no Youtube e Facebook do Sesc 24 de Maio
Agendamento de visitas presenciais: Aplicativo Credencial Sesc SP ou, pelo computador, em sescsp.org.br/exposicoes
Período expositivo: 15 de outubro a 12 de dezembro de 2021
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109 – Centro – São Paulo, SP
350mts do metrô República
Acompanhe nossas redes
Facebook: facebook.com/sesc24demaio
Instagram: instagram.com/sesc24demaio
Twitter: twitter.com/sesc24demaio
Youtube: youtube.com/sesc24demaiovideos
Portal: sescsp.org.br/24demaio

(Carta Campinas com informações de divulgação)